Por um debate político sobre a crise climática

Para: A/C Exma Sra. Maria Flor Pedroso, directora de informação da RTP — A/C Exmo. Sr. Ricardo Costa, director de informação da SIC — A/C Exmo. Sr. Sérgio Figueiredo, director de informação da TVI

Por um debate político sobre a crise climática

Portugal tem este ano eleições legislativas para eleger governo para os próximos 4 anos, anos valiosos e escassos na luta contra a crise climática.

A crise que vivemos é um facto aceite por todos os partidos com lugar na assembleia da república, e o próximo governo terá uma responsabilidade tremenda na criação e implementação de estratégias para a mitigar.

Este é o maior desafio que a humanidade já enfrentou, e as suas consequências e efeitos vão abranger todos os aspectos da nossa vida social e económica.

Por essa razão nós, os cidadãos, pedimos que seja realizado um debate dedicado exclusivamente à crise climática.

Um debate centrado na ciência, nos mais recentes factos e consequências conhecidos e nas estratégias, a nível global. Para tal estende-se o convite à comunidade científica portuguesa que participe no processo, trabalhando antecipadamente com as redações das estações de televisão para garantir que a qualidade da discussão não se perde em políticas vazias, mas sim nas estratégias concretas de cada dos candidatos.

Este debate deve ser co-moderado, para além de um jornalista, por uma figura académica ou cientifica que sirva para, em tempo real, poder contrapor alguma informação ou dado científico que seja incorrecto.

Esta petição foi criada em 17 Julho 2019