Petição 1 único professor para o 1º ciclo

Para: Exma. Diretora da Escola Básica do 1º ciclo do Casal do Cotão

Os primeiros 4 anos de escola das crianças são a base de toda a escolaridade. É por isso muito importante transmitir às crianças do 1º ciclo, confiança e criar empatia na relação professor/aluno. São idades em que as crianças revelam ter mais dificuldades de adaptação à escola, professores e colegas. São constantes os relatos de preocupação das mesmas, quando descobrem que ao transitarem para o 2º ciclo (aproximadamente aos 9/10 anos), têm de mudar de escola, colegas e professores. Ora, seria muito bom que antes dessa idade se contribuísse para uma estabilidade emocional/psicológica, que passaria por 1 único professor para esses 4 primeiros anos de escolaridade, pois a criança cria uma certa relação de confiança com o esse primeiro professor do 1º ano. O professor acaba também por conhecer melhor os comportamentos dos seus alunos, e como lidar com eles, bem como estar alerta para situações anormais no seu desenvolvimento, uma vez que já conhece bem a criança.
Daí, juntamente com alguns pais, decidimos fazer esta petição, de modo a solicitar mais concretamente pela permanência dos professores da Escola Básica do Casal do Cotão durante os 4 anos do 1º cilco dos nossos filhos.
A petição será entregue no final do mês de Julho de 2019 à direção da referida escola.

Esta petição foi criada em 09 julho 2019