Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

QUE O COLISEU RONDÃO DE ALMEIDA SE PASSE A CHAMAR COLISEU JOAQUIM BASTINHAS

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Elvas

Joaquim Manuel Carvalho Tenório nasceu em 8 de março de 1956, em Elvas, cidade que elegeu para viver até ao último dia de sua vida.
Filho de Sebastião Tenório, aficionado e cavaleiro amador, de quem herdou o "apelido" artístico Bastinhas, e toda a paixão pela arte da tauromaquia, seguindo os seus passos como cavaleiro tauromáquico, tendo tirado a alternativa a 15 de Maio de 1983, levando o nome de Elvas além fronteiras.
Para além de terras lusas e espanholas, onde também é conhecido por "Joaquín Bastinhas", o cavaleiro luso já actuou países como França, EUA, Venezuela, México, Grécia e China, onde elevou bem alto o nome de Portugal e de Elvas.
Muito para além da tauromaquia, Joaquim Bastinhas era um caso de popularidade dentro e fora das arenas, sendo apelidado carinhosamente de "Toureiro do Povo".
Em 31 de Dezembro de 2018, despediu-se fisicamente de nós, e está sepultado no cemitério de Elvas.

Nada mais justo que o Coliseu Rondão de Almeida, actual nome da praça de toiros da sua terra natal, seja alterado para "Coliseu Joaquim Bastinhas", praça esta que lhe estava entregue para exploração desde que foi construída.

Apelamos ao bom senso e sensibilidade do presidente da Câmara Municipal de Elvas, para que permita que "Joaquim Bastinhas" para além de imortalizado na memória de todos os elvenses e de todos os aficionados, fique perpetuado com o seu nome no coliseu da sua terra.
  1. Actualização #1 Español

    Criado em quarta-feira, 26 de Junho de 2019

    Joaquim Manuel Carvalho Tenório nació el 8 de marzo de 1956, en Elvas, ciudad que eligió para vivir hasta el último día de su vida. Hijo de Sebastião Tenório, aficionado y caballero amateur, de quien heredó el “apellido” artístico Bastinhas, además de toda la pasión por el arte de la tauromaquia, siguiendo sus pasos como caballero tauromáquico, teniendo su alternativa el 15 de Marzo de 1983, llevando el nombre de Elvas mas allá de las fronteras. Además de tierras lusas y españolas, donde también es conocido por “Joaquim Bastinhas”, el caballero luso, ya actuó en países como Francia, Estados Unidos, Venezuela, México, Grecia y China, donde llevó bien alto el nombre de Portugal y Elvas. Mas allá de la tauromaquia, Joaquim Bastinhas era un caso tan popular dentro de la plaza como fuera, siendo apodado cariñosamente “Torero del Pueblo”. El 31 de diciembre de 2018, se despidió físicamente de nosotros, y está enterrado en el cementerio de Elvas. No habría nada mas justo que la actual plaza de toros de su tierra natal, llamado “Coliseu Rondao Almeida”, fuese alterado para “Coliseu Joaquim Bastinhas”, cuya plaza que le habían entregado para la exploración desde que fue construida. Llamamos al sentido común y sensibilidad del alcalde de la Câmara Municipal de Elvas, para que permita que “Joaquim Bastinhas”, además de ser inmortalizado en la memoria de todos los elvenses y de todos los aficionados, quede perpetuado con su nombre en el coliseu de su tierra.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
3.032 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.