Baixa médica para doentes portadores de doenças crónicas, raras e degenerativas remunerada a 100%

Para: Exmo. Sr. Presidente da Republica; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Exma. Sra. Ministra da Saúde; Exmo Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

À dignidade humana!

A baixa médica, ou subsídio de doença, é atribuído ao trabalhador por motivo de doença e que corresponde a uma percentagem do seu salário.

O valor a receber, varia entre 55% e 75% mediante o número de dias que a mesma durar.

Doenças raras, crónica, degenerativa e auto imune. Acarreta muitas despesas em medicamentos, fisioterapia, de deslocação e de necessidade de apoio familiar.
Além dos custos, o desgaste emocional é elevado, por todo o impacto e transformação degenerativa, física e leva à depressão.

Não existem apoios à compra de medicação e fisioterapia. O que faz com que os doentes não cumpram muitas vezes as prescrições médicas.

A palavra de ordem de um estado democrático, terá que ser DIGNIDADE!

Apelo à sensibilização do Governo para que a percentagem seja a 100%, tal como no caso da baixa por gravidez de risco.

17 de junho de 2019

Esta petição foi criada em 16 Junho 2019