Apelo para o Cancelamento da Presença do Circo Victor Hugo Cadinalli com Cavalos, Camelos e Elefantes em São João da Madeira de 07 a 10 de Junho de 2019

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Dr. Jorge Vultos Sequeira

Na qualidade de simpatizante com a causa animal, e em conivência com o repto lançado pela Associação dos Amigos dos Animais de São João da Madeira, venho por este meio, respeitosa e veementemente, apelar ao Exmo. Sr. Presidente da CM, Dr. Jorge Vultos Sequeira, para cancelar a aceitação da presença do Circo Victor Hugo Cardinalli na cidade de São João da Madeira nos próximos dias 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2019, impedindo com justiça que São João da Madeira faça parte da rota de terror e maus-tratos acometidos pela companhia da Família Cardinalli.

Numa altura em que tanto se fala acerca da crueldade implícita à utilização de animais não-humanos nos Circos, a performance destes representa um retrocesso civilizacional e moral. Sabe-se hoje com total transparência que os animais dos Circos vivem em condições extremas e enfrentam adversidades no transporte, cativeiro, treino e performance. O ambiente a que estes animais são expostos é anti-natura e altamente stressante. Vergastas e chicotes são usados despudoradamente no treino destes, e o medo é uma constante nas suas actuações. Muitos são os vídeos difundidos na internet que mostram elefantes a ser batidos com paus encimados por uma espécie de anzol que lhes rasga a pele e os faz sangrar, a troco destes animais fazerem truques perturbáveis, como o pino em pequenos pedestais. Quando não estão a actuar ou a treinar, os animais são mantidos presos a correntes curtas ou enjaulados em calabouços de metal contíguos, onde não se podem mexer livremente, levando-os muitas vezes à automutilação por não saberem lidar com tamanho desespero. A estes animais é negado tudo o que faz parte da sua natureza e habitat.

Os animais não-humanos não nos pertencem, não nasceram para nosso entretenimento, e fazem parte de um ecossistema de que todos dependemos e que devemos respeitar.

Em 2017 o ex-Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Exmo. Sr. Dr. Ricardo Figueiredo, proclamou a cidade livre da actuação de circos com animais. Em Outubro de 2018 a maioria dos partidos com assento parlamentar declarou o fim da exploração de animais nos circos, diploma promulgado pelo Exmo. Sr. Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, em Fevereiro de 2019.

Saber que o executivo municipal de São João da Madeira autorizou, para Junho de 2019, a presença do Circo Vitor Hugo Cardinalli com a anunciada presença de cavalos, camelos e elefantes envergonha-nos, entristece-nos e defrauda-nos, sobretudo por se tratar da atitude de uma CM que se proclama “amiga dos animais”.

Reitero o apelo para que atempada e justamente se cancele o evento em causa.

Certo/a da sua melhor disponibilidade, análise e anuência ao repto apresentado, apresento respeitosos cumprimentos.

Esta petição foi criada em 04 Junho 2019