Novela Valor da vida - Terceira Temporada

Para: Estação de televisão TVI, Sr José Eduardo Moniz, Sr Bruno de Lima Santos e Sra Maria João Costa

Abaixo assinado “Valor da vida”.

Exmos Srs e Sras,
vimos respeitosamente por este meio, pedir à emissora TVI, ao José Eduardo Moniz (consultor de entretenimento e ficção da TVI), Bruno de Lima Santos (diretor geral de antena e programas na TVI) e à Maria João Costa (autora da novela) a terceira temporada da telenovela “Valor da Vida”, ou seja, a continuidade da trama, devido ao grande sucesso que atingiu, não somente em Portugal, mas em países como: Brasil, Argentina, Porto Rico, Colômbia, México, Venezuela, Reino Unido, Espanha, França, Itália, Rússia, entre outros.

A telenovela “Valor da Vida” deixou enormes lacunas em seus fiéis telespectadores, como por exemplo:
• O que aconteceu com a Joana, já que não mostrou a condenação dela em relação a tentativa de assassinato da personagem Cláudia?
• O que aconteceu com o Luís que nem sequer apareceu no último episódio?
• O que aconteceu com o Bruno, já que nem deu a entender que ele ficaria com a Aisha?
• Como se desenvolveu a ONG comandada por Léo, Inspetor Carlos e Isabel? Poderíamos explorar não somente a rede de tráfico humano, mas poderíamos explorar a rede de tráfico de drogas, por exemplo.
• O que aconteceu com a Jamilah, já que nem deu a entender um possível romance dela com o cunhado?
• Também não mostrou o despertar da Cláudia.
• Nem vimos o julgamento do Vitorino, e nem tampouco Vitorino participando do velório do irmão e a filha Isabel visitando-o na cadeia.
• O que aconteceu com a Piedade? Ela foi julgada? E o romance com o Padre Adriano?
• Não mostrou como seria a vida da Cláudia, Becas e Santiago na mansão deixada por Vasco.
• Não mostrou como seria a vida de Carolina e Vasco no Brasil junto de Maria Pia, Maria do Céu e das crianças.
• E o Jesus? Vai ficar criogenado para sempre, já que o Renato morreu? Carolina e Becas bem poderiam dar continuidade aos estudos do Jesus para o descriogenar.
A trama abordou tantos temas importantes para a sociedade de uma forma geral, como por exemplo: a violência doméstica. No início da trama, a Cláudia era agressora, com o passar do tempo, acabou sendo agredida e somente depois disso, tivemos a sua redenção e um final feliz com a Becas, o seu grande, único e verdadeiro amor. Já não aconteceu o mesmo com Eugênio, que acabou por se separar de Piedade.
Abordou também a dependência aos remédios fármacos, que quase acabou com as vidas de Cidália e Bruno.
Abordou também a criogenação, a investigação científica de uma forma geral, despertando em todos nós, o fascínio pelo tema que no nosso ver (dos inúmeros telespectadores) vale a pena a continuação do mesmo.
Abordou a rede de tráfico humano com suas terríveis e cruéis consequências.
Abordou o despertar pra vida, o que por muitas vezes, não conseguimos mensurar o significado do “Valor da Vida”
Enfim, são tantas as lacunas, que vale a pena sim uma terceira temporada, já que a trama conquistou milhares de fãs mundo afora.

Dos seus milhares de fãs.

Dear Sirs,

We the undersigned are sending this petition to respectfully request that your network TVI, your Entertainment and Fiction Consultant, Mr. José Eduardo Moniz, your General Programming Director, Mr. Bruno de Lima Santos and your Head Writer, Ms. Maria João Costa, consider producing a third season of the series “Valor da Vida” due to its great success, not only in Portugal, but in other countries around the world such as Brazil, Argentina, Puerto Rico, Colombia, Mexico, Venezuela, the United Kingdom, Spain, France, Italy and Russia, among others.

“Valor da Vida” left its faithful viewers with many questions and gaps in information regarding many storylines:

• What happened to Joana? No trial or sentencing was shown regarding the attempted murder of Claudia.

• What happened to Luis? He did not make an appearance in the last episode.

• What happened to Bruno? Did he and Aisha end up together?

• How was the non-for-profit organization led by Leo, Inspector Carlos and Isabel developed? This issue of human trafficking could be explored as well as drug trafficking rings, for example.

• What happened to Jamilah? It was insinuated that she might be starting a romance with her brother-in-law.

• What happened with Claudia’s injury? Her waking up from the coma and recovery were never shown.

• What happened with Vitorino? His trial was never shown, viewers didn’t get to see him participate in his brother’s wake nor did they get to see his daughter Isabel visiting him in prison.

• What happened to Piedade? Was she sentenced? Is there a romance with Father Adriano?

• What happened with Becas and Claudia’s relationship? Viewers did not get to see their new life in the mansion that Vasco left them.

• What happened to Carolina and Vasco? Viewers missed seeing their new life in Brazil with their children, Maria Pia and Maria do Céu.

• What happened to Jesus? Is he going to remain cryogenized forever since Renato died? Carolina and Becas could continue their research and possibly decryogenize him.

In addition, the show’s plotline covered many important issues for our society today in general:

• Domestic violence: At the beginning of the series, Claudia was an abuser and later ended up being a victim herself. In the end, we saw her redemption and a happy ending with Becas, her one and only true love. The same did not happen for Eugenio, however, who ended up separating from Piedade.

• Drug dependence: This very serious and prevalent affliction almost took the lives of Cidalia and Bruno.

• Cryogenics and scientific research in general: These subjects sparked the interest of many viewers and it would be worthwhile to continue with these storylines.

• Human trafficking: This practice and its cruel consequences are a real threat in today’s society.

• The importance of life: Very often, we are not able to fully appreciate the “Value of Life.”

In summary, there are so many stories left untold and important issues to address that it would be very worthwhile to produce a third season of this series that has so captivated thousands of fans around the world.

Signed,
Your many fans