Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PROSPEÇÃO E EXPLORAÇÃO DE LÍTIO: É ISTO QUE QUEREMOS PARA O FUTURO DO NOSSO CONCELHO?

Para: Eleitores do Concelho de Nelas

A empresa Australiana Fortescue Metals Group fez pedidos de prospeção para o nosso concelho, para as áreas denominadas de Boa Vista(freguesia de Senhorim) e Lobão(freguesias de Santar/Moreira, Vilar Seco, parte da freguesia Carvalhal/Aguieira e grande parte da freguesia de Nelas).

O prazo de contestação destes pedidos de prospeção já passou e infelizmente a informação das populações e o debate sobre o assunto não existiu.

O histórico ambiental do nosso Concelho é conhecido e está muito longe de ser resolvido. Estão a ser gasto milhões pelo Estado (ou seja por todos nós) para a recuperação ambiental das Minas da Urgeiriça. Os incêndios de outubro de 2017 vieram agravar ainda mais a nossa situação ambiental.

Queremos colocar ainda mais em risco o nosso ambiente?

Mais importante que dizermos que somos contra ou favor, mais importante que tentarmos impor o impacto paisagístico, poluição das águas, poeiras tóxicas, destruição do bem-estar das pessoas. Mais importante que tentarmos impor a questão do progresso, do dinheiro, dos postos de trabalho. Mais importante que a nossa visão sobre o assunto, é :

Pedir acesso a INFORMAÇÃO para que cada munícipe de Nelas possa CRIAR A SUA PRÓPRIA OPINIÃO FUNDAMENTADA.

Pedimos a suspensão de todo o processo, para que sejam fornecidas às pessoas informação dos prós, dos contras. Pedimos a suspensão de todo o processo para que exista debate, para que o assunto vá localmente à Assembleia Municipal e ainda mais localmente a cada uma das Assembleias de Freguesia.
Pedimos que a população seja ouvida, pedimos que seja a população a decidir.

Este é um assunto demasiado importante para passar ao lado da população do nosso concelho.

A enviar:
- Ministério da Energia;
- Aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República;
- À Câmara Municipal de Nelas;
- Ao Presidente da Assembleia Municipal de Nelas;





Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
191 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.