Manifesto da sociedade civil a Joe Berardo

Para: Todos os Portugueses

A figura de Joe Berardo foi relacionada com várias situações controversas que chegaram aos meios de comunicação social:

Em 1990, Berardo foi citado na Comissão de Inquérito van Zyl pela exportação ilegal de cicadáceas, desviando-as do Transvaal para a ilha da Madeira, tendo declarado o valor das plantas por menos de um décimo do valor de compra.[4] A mesma Comissão aponta para um relacionamento próximo entre Berardo e o líder do Apartheid e ministro dos negócios estrangeiros Pik Botha como facilitador destas operações.[4]

Em 2007 terá aumentado a sua participação no BCP usando um empréstimo de 1.000 milhões de euros, no contexto de uma "guerra" de poder com os outros acionistas. São relatadas ligações suspeitas com os bancos financiadores - BCP do qual é presidente do Conselho de Remunerações e Previdência, CGD e BES - que o fizeram contra uma garantia de apenas 75% da Colecção Berardo (avaliada em 316 milhões de euros em 2007).[9][10][11]

Em 2008, o nome de Joe Berardo surgiu na imprensa relacionado com a especulação imobiliária que terá efectuado na Ria de Alvor, tendo o preço da Quinta da Rocha passado de 500 mil para 15 milhões de euros.[12]

Já em 2009 foi escusado de regularizar os juros do referido empréstimo de 2007, pela nova administração da CGD, uma vez que se tal não fosse feito as garantias teriam que ser activadas, resultando que o banco estatal, dado o veículo financeiro utilizado, passaria a deter uma participação muito significativa (10%) do BCP.[13]

A 1 de Fevereiro de 2012 foi declarado pela Caixa Geral de Depósitos, pelo Banco Espírito Santo e pelo Banco Comercial Português que haviam desistido de lhe cobrar o dinheiro que lhes era devido.[14]

Em 2019 torna-se público que Joe Berardo deve 980 milhões de euros ao Banco Comercial Português, ao Novo Banco e à Caixa Geral de Depósitos.

Posto isto e face a uma inoperante atitude das instituições nacionais, a população civil portuguesa gostaria através desta petição de manifestar o seu repúdio pela falta de ética, tentativa de humilhação e desplante do dito Joe Berardo.

Alem de se exigir que lhe seja retirada a “ condecoração “ gostaríamos de solicitar a todos os portugueses que se faça um convite de saída do país por fraude e prejuízos públicos e um boicote a tudo o que “ domina” não visitando. Embora se resolva pouco é um manifesto de total desprezo pelas figuras insuportáveis que dia a dia descobrimos a sua natureza e nos dói, termos de suportar!

Esta petição foi criada em 14 Maio 2019