Petição para atribuição de algum espaço posterior à Basílica da Estrela ao Colégio “O Nosso Jardim”

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa

O Colégio “O Nosso Jardim” é uma escola particular de utilidade pública, com creche, pré-escolar e primeiro ciclo. Foi fundada há 60 anos por Maria Ulrich e desde o primeiro dia, em 1957, até aos dias de hoje faz parte da história da freguesia da Estrela e da cidade de Lisboa.

A pedagogia desta escola assenta na construção autónoma do ser, na liberdade e na responsabilidade, acreditando na capacidade de cada um em mudar o mundo: “O mundo depende dos novos e os novos são o que for a sua infância. ”(Maria Ulrich)

Ao longo destes 60 anos orgulhamo-nos de todos aqueles que fizeram a nossa história e que formam a grande família que hoje somos.

Como escola católica, O Nosso Jardim inspira-se nos valores do Evangelho de Jesus Cristo e em todas as vivências do Colégio temos sempre presentes o espírito de família, da procura, do encontro, do acolhimento e do diálogo. As celebrações do Natal, da Páscoa e da Primeira Comunhão sao vividas com enorme entrega sempre em sintonia para a educação cristã das novas gerações.

Seguindo as pisadas de Maria Ulrich,acreditámos ao longo destes 60 anos que "Só homens rectos e responsáveis, desinteressados e generosos, corajosos e inconformistas, respeitadores e capazes de cooperar entre si poderão formar um Mundo Novo pelo qual tanto ansiamos e que estamos tão longe de ver realizado.” Para continuarmos este caminho e acompanharmos os exigentes desafios educacionais com qualidade, acreditamos que temos de crescer para outras instalações. Um espaço maior, com uma grande zona ao ar livre e no bairro a que nos orgulhamos de pertencer desde sempre.

Esta petição pretende ir ao encontro dos nossos objetivos, de manter esta escola no bairro da Estrela e assim dar continuidade a uma longa tradição que ajuda muitas famílias a dar uma boa educação aos seus filhos perto de casa.

Pedimos por isso que considerem a possibilidade de atribuir algum do espaço posterior à Basílica da Estrela para as futuras instalações do Colégio “O Nosso Jardim”, que é já património imaterial da freguesia da Estrela.

Vimos por isso, pedir o vosso apoio e subscrição,

Colégio "O Nosso Jardim"

Esta petição foi criada em 13 maio 2019