Rua Junqueira, Belém, Anulação do novo corredor BUS que tem início no cruzamento da Rua da Junqueira com a Calçada da Ajuda e a Praça Afonso de Albuquerque (Museu dos Coches).

Para: Assembleia Municipal de Lisboa

Petição

Exma. Sra. Presidente
Assembleia Municipal de Lisboa

PETIÇÃO – Anulação do novo corredor BUS, que tem início no cruzamento da Rua da Junqueira com a Calçada da Ajuda e a Praça Afonso de Albuquerque (Museu dos Coches) e fim nos semáforos do cruzamento da referida Rua da Junqueira com a Rua Alexandre Sá Pinto e o Largo Marquês de Angeja.

Nas noites de 21 para 22 e de 22 para 23 de Setembro de 2018, a população da Freguesia de Belém, assistiu a diversos trabalhos de pintura horizontal e colocação de sinalização vertical, no troço da Rua da Junqueira com início no cruzamento com a Calçada da Ajuda e a Praça Afonso de Albuquerque (Museu dos Coches) e fim nos semáforos do cruzamento da referida Rua da Junqueira com a Rua Alexandre Sá Pinto e o Largo Marquês de Angeja, no intuito de criação de um corredor BUS.
Constata-se, que a Câmara Municipal e respectivo Pelouro, não deram conhecimento, nem consultaram a Junta de Freguesia e a população residente, desta alteração ao trânsito.
Constata-se, que esta alteração não trás qualquer benefício, tanto aos eléctricos como aos autocarros, uma vez que nunca existiram quaisquer constrangimentos para estes meios de transporte neste troço da Rua da Junqueira, na medida em que para os transportes urbanos, este é mesmo um troço rápido.
Importa recordar, que a Câmara Municipal de Lisboa reincide no mesmo erro, uma vez que esta alteração, já tinha sido colocada em prática há cerca de 15 anos, tendo a mesma sido anulada por se verificar a sua incoerência e falta de eficácia.

Verificamos, que o trânsito passou desde a mudança referida no trânsito, a efectuar-se:
- Pela pequena e estreita Rua do Embaixador, que não tem condições para ser alternativa, uma vez que é essencialmente residencial de sentido único, com moradores idosos, sem estacionamento, com semáforos no fim da Rua Alexandre Sá Pinto, formando filas sem fim, não aguentando a rua a carga de automóveis que por lá passa actualmente.
- Pela Avenida da Índia, uma vez que para terem acesso a Instituições situadas na Rua Da Junqueira - Hospital Egas Moniz, Universidade Lusíada e Centro de Congressos de Lisboa, bem como a Ajuda e Alcântara, os veículos utilizam a Rua Mécia Mouzinho de Albuquerque, provocando filas de veículos neste cruzamento que chega ao Museu dos Coches.
- Verifica-se ainda, que esta alteração tem provocado constrangimentos enormes no cruzamento da Calçada da Ajuda com a Rua da Junqueira e Praça Afonso de Albuquerque, uma vez que para regular o trânsito, passou do normal Guarda Sinaleiro, para o Guarda Sinaleiro e mais três a quatro guardas do trânsito municipal, no dia-a-dia.
- Não podemos esquecer que a Presidência da República fica na zona de influência desta alteração ao trânsito e que também a zona é considerada como a mais frequentada do país em termos de turistas.

Pelo exposto,

Os peticionários solicitam á Assembleia Municipal e Câmara Municipal, deliberação de reposição da situação anterior, anulando de imediato o corredor BUS, repondo a sinalização horizontal e vertical, no troço da Rua da Junqueira com início no cruzamento com a Calçada da Ajuda e a Praça Afonso de Albuquerque (Museu dos Coches) e fim nos semáforos do cruzamento da referida Rua da Junqueira com a Rua Alexandre Sá Pinto e o Largo Marquês de Angeja.
Junta-se deliberação da Assembleia de Freguesia de Belém, em que solicita a Câmara Municipal a reposição da situação anterior, datada de 25.09.2018 e aprovada por unanimidade dos Partidos – PSD, PS, CDS e PCP.

Lisboa, em 12 de Maio de 2019
Os Peticionários