Queremos uma ciclovia na antiga ferrovia Figueira da Foz-Pampilhosa

Para: População dos concelhos de Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mealhada

O Ramal da Figueira da Foz, ou da Pampilhosa, foi uma importante ligação ferroviária com cerca de 50 quilómetros de extensão, criada em 03 de agosto 1882. Unia a cidade de Figueira da Foz à Pampilhosa, onde por sua vez se ligava às Linhas da Beira Alta e do Norte. Passa pelos concelhos de Mealhada, Cantanhede, Montemor-o-Velho, e Figueira da Foz.

Em 05 de janeiro de 2009 foi encerrado para não mais voltar a ser utilizado. Actualmente, e apesar de não ter carris, o estado de abandono em que se encontra não permite a circulação de velocípedes, tal é o mato e vegetação envolvente existentes. Além disso, o piso é bastante irregular e favorável a quedas.

A construção de uma ciclovia não carece de grande complexidade técnica. Bastaria por exemplo desmatar e melhorar o piso, o que não comprometeria nenhuma esperança futura de reactivação da linha ferroviária.

É de grande interesse para população dos concelhos supramencionados (e não só) a existência de uma ciclovia onde fosse possível a deslocação de bicicleta, de forma segura, prática e não poluente entre as diversas localidades atravessadas por esta via.

Se quiser que a ciclovia siga avante, faça o seu dever cívico e assine já! As boas ideias não podem ficar retidas em conversas de circunstância!

ASSINE!

Esta petição foi criada em 30 abril 2019