Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Mudar o nome de 'Alcoholocausto' do carro de História (Queima das Fitas Coimbra)

Para: Comunidade universitária de Coimbra, Comissão Organizadora da Queima das Fitas, Fitados de História 2019, Comunidade Conimbricense, Comunidade Portuguesa, Mundo

Os fitados e fitadas de História de 2019 em Coimbra decidiram dar ao seu carro alegórico o nome "Alcoholocausto", numa alusão à Shoah perpetrada pelo regime nazi que assassinou mais de 8 milhões de pessoas.

Este uso é mais que ofensivo, profana a memória histórica do crime capital da história europeia do século XX. Não permitimos que a memória da Shoah seja banalizada, e exigimos aos fitados e fitadas de História, assim como à Comissão de Organização da Queima das Fitas de 2019, que tomem acção imediata para bloquear que o carro de História participe sob este nome.

As explicações alegadas pelo grupo, para além de serem eminentemente insuficientes num caso desta gravidade simbólica, são ainda por cima erradas: as pessoas participantes parecem estar convictas de que a palavra Holocausto deriva etimologicamente da palavra "Caos", quando na realidade "-causto" quer dizer "incineração", referindo-se ao assassinato de milhões nas câmaras de gás.

Consideramos ainda particularmente constrangedor que seja um grupo de estudantes de História a levar a cabo este golpe à memória Histórica do século XX, em particular quando o revisionismo da Shoah por parte de grupos neo-nazis ousa uma vez mais erguer a sua asquerosa cabeça.

Exigimos que às pessoas responsáveis pelo carro e pela organização do cortejo que o carro de História mude o nome ou seja impedido de participar.



Fontes:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/alcoholocausto-cortejo-da-queima-das-fitas-de-coimbra-gera-polemica-por-causa-de-nome-de-carro-alegorico

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=387986842051422&id=158458381670937



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
618 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.