Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

1 POÇO construído no Século XIX

Para:  Sra Presidente da Camara Municipal da Amadora

MUITO URGENTE

Ainda podermos salvar o Património de todos os AMADORENSES.

Por estar a testemunhar um verdadeiro atentado ao Património do Estado e recentemente expropriado a favor da C.M.Amadora, onde actualmente se realizam para a construção do EIXO ESTRUTURANTE VENDA-NOVA/FALAGUEIRA, sem que fôsse comtemplado o valor Patrimonial e funcional de 1 POÇO construído no Século XIX, de rara beleza e invulgar construção, ladeado por 2 torres circulares e em forma de funil com cerca de 5,50 mts de altura e unidas por uma Trave de Madeira (peça única) em carvalho, com cerca de 300 kg, conforme demonstram as fotos.

A particularidade deste Poço, tem no seu interior uma construção em Arco a sustentar toda a sua cobertura, sendo o seu material todo em pedra maciça e no seu exterior, composto por uma roda em ferro para extração de água.
A sua profundidade é de 22 metros, repleto de água POTÁVEL, possuindo 1 Lençol Freático em abundância.

Tendo dado início à Obra há cerca de 3 semanas, uma máquina enorme de 16 Toneladas, destruiu toda a vegetação envolvente, para a construção do passadiço e ciclovia, tendo o Histórico Poço suportado todo o peso e impactos da referida máquina giratória.
Questionei os responsáveis pela execução dos trabalhos, Eng.º da CMA e empreiteiro da obra qual a solução para a preservação do poço, tendo-me estes transmitido que iria ser soterrado.

Para evitar a sua destruição, basta uma pequena alteração ao projeto de 25 a 30 cm, para o insignificante desvio do passadiço da ciclovia.

Por fim resta-me questionar se a digníssima Presidente da CMA, Dr.ª Carla Tavares, Vereação e a própria Assembleia Municipal, se estão familiarizados com a agenda de trabalhos para a destruição deste Património Municipal.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
37 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.