Portagens A23 gratuitas

Para: Exmº Sr. Presidente da Republica

Caro Sr. Presidente da Republica

Os cidadãos do interior - nomeadamente da Beira Alta e Beira Baixa - solicitam que de uma uma forma definitiva seja analisada e criada a redução das portagens da A23 e A25.
Aliás se nós no interior temos de ajudar a pagar as reduções dos passes sociais de Lisboa e Porto está na altura de também os habitantes do litoral serem solidários com o interior de forma a ajudarem a pagar os custos com as antigas SCUTs, que eram gratuitas.
Trata-se da lógica do utilizador/pagador tantas vezes utilizada aquando da inversão da gratuicidade das antigas SCUTs, até porque nós que somos poucos no interior a pagarmos os custos de tantos do litoral, custa muito mais, do que os do litoral pagarem tão pouco pelas SCUTs do interior.
Em termos de comparação vivem na região metropolitana de Lisboa cerca de 2.827.000de de um total de cerca de 10.300.300 do total de população do País ou seja só em Lisboa cerca de 30% do total da população de PortugaL, a que podemos acrescer mais cerca de 20% do total na Região do Porto, o que perfaz cerca de 50% da população nacional
Nos Distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu vivem cerca de 150.000 pessoas, o que quer dizer 5% da população da Região Metropolitana de Lisboa e Porto.
SÓ PEDIMOS O QUE É JUSTO. SE 5% DA POPULAÇÃO TEM DE PAGAR PARTE DOS PASSES DE 50% DO RESTO DA POPULAÇÃO DO PAÍS, REDUZAM-NOS A NÓS 95% DO VALOR DAS PORTAGENS DA A23 E A25. ISTO É EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL.

Esta petição foi criada em 02 Abril 2019
3.083 Pessoas