Pela proibição de uso de plástico descartável no Município do Barreiro

Para: Presidente da Câmara Municipal do Barreiro

Hoje em dia, já é do conhecimento geral que o uso de material plástico descartável está a ter um enorme impacto negativo no meio ambiente, como por exemplo na vida aquática.

Em Portugal, são consumidos anualmente cerca de:
- 721 milhões de garrafas de plástico
- 259 milhões de copos de café
- 1 milhar de milhões de palhinhas
- 40 milhões de embalagens de fast food

“Este tipo de produtos descartáveis representam um enorme desperdício de recursos, um elevado custo para os contribuintes em impostos para tratamento de resíduos e constituem em média 51% do lixo encontrado nas praias europeias” [http://www.quercus.pt/comunicados/2017/outubro/5424-como-acabar-com-a-poluicao-dos-oceanos-por-plastico].
Sendo assim, é de condenar a utilização do plástico utilizado pelo Município nos seus eventos e nas superfícies comerciais do Município (por exemplo: palhinhas, talheres, pratos e copos de plástico, etc)

Muito desse plástico acaba por ir parar à área ribeirinha do Barreiro e consequentemente ao Rio Tejo
Não existe nenhuma justificação para a utilização deste tipo de materiais para além da conveniência, a qual nunca se deverá sobrepor ao bem geral!

Vimos por este meio alertar para este problema e pedir a intervenção do Município para sensibilizar a população em geral, em especial os comerciantes e os trabalhadores do Município através do lançamento de uma Campanha para a eliminação e/ou substituição dos materiais em questão por alternativas não-descartáveis.

Vamos impedir o plástico de sufocar os nossos rios/oceanos! Por um Rio sem Plástico!

A Comunidade de Pioneiros
Agr 690 Nossa Senhora do Rosário - Barreiro