Acessos à Escola Básica da Giesteira - Póvoa de Varzim

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Engenheiro Aires Pereira

Exmo. Sr. Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim
Engenheiro Aires Henrique do Couto Pereira,

Vem a Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, na Póvoa de Varzim, com contribuinte número 506146049, mais concretamente o Núcleo de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Giesteira, solicitar que se digne a concretizar de forma célere as vias propostas no Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim, datado de julho de 2011 (e, consultado em https://www.cm-pvarzim.pt/municipio/urbanismo/pupv/PLANTA_ZONAMENTO.pdf/view , em 19/03/2019 pelas 13h15), entre os códigos H15, HE6 e HE1, ou pelo menos entre HE6 e HE1 (prevendo circulação e paragem de viaturas), resolvendo assim os acessos da zona E36 que há vários anos não apresenta, de todo, as acessibilidades essenciais, dignas e de segurança para a estrutura escolar daquela zona da cidade e que atualmente é frequentada diariamente por docentes e não docentes, serviços de fornecimento escolar e cerca de 120 alunos/as, dos quais alguns com Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão com necessidades de caráter permanente (Decreto-lei 54/2018 de 6 de julho) e suas famílias; acresce ainda a utilização desta via por agricultores e viaturas pesadas de provimento à fábrica anexa.

Mais informamos que esta petição foi efetuada após, nossa, auscultação pessoal e exaustiva, durante os dois primeiros meses do presente ano 2019, com todos os proprietários, habitantes e usuários daquela zona, tendo todos sido unânimes que o previsto/proposto nos vossos documentos de planificação urbanística, pelo menos desde 2011, seria a melhor solução, todavia e da mesma forma unânime também tarda em resolver-se de forma definitiva.

Esta petição foi ainda aprovada por unanimidade em Assembleia de Pais e Encarregados de Educação, da EB da Giesteira - Póvoa de Varzim, a 20/03/2019.

A presente petição será assinada por todos os interessados para a execução urgente de tais acessibilidades consideradas imprescindíveis.

Os Signatários,

Ana Carina Gomes Ribeiro (Presidente da Direção da APEEAAAECM)
Eduardo Miguel Esteves de Castro (Vice-presidente da Direção da APEEAAAECM)
Cátia Elisabete Ramalho Fonseca (Coordenadora do Núcleo e representante do Jardim de Infância)