Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Envio imediato de substancial contingente de Fuzileiros e meios de resgate, para o centro de Moçambique

Para: Presidente da República, Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa de Portugal

Na sequência da devastadora tempestade Idai, o centro de Moçambique está transformado, ao longo de bem mais de uma centena de quilómetros, num mar de água doce pejado de crocodilos, com milhares de pessoas tentando desesperadamente sobreviver em cima de árvores, de construções e em zonas altas cuja área não alagada vai diminuindo.

É de esperar que a situação ainda se agrave em breve, com a necessidade de abrir comportas de barragens no Zimbabwe.

Os meios de salvamento disponíveis no terreno, embora contando com apoio da África do Sul e outros países, são claramente insuficientes para a dimensão avassaladora do desastre.

APELAMOS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA, CHEFE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, E AO GOVERNO DA REPÚBLICA, PARA O IMEDIATO ENVIO PARA A ZONA AFECTADA, POR VIA AÉREA, DE UM CONTINGENTE SUBSTANCIAL DE FUZILEIROS, COM O RESPECTIVO EQUIPAMENTO E MEIOS DE RESGATE.

Essa força da Marinha portuguesa possui os meios, as competências e a coragem para ajudar a fazer a diferença.

A curto prazo, toda a ajuda alimentar e material que vier a ser prestada por parte dos governos, instituições e particulares, será preciosa.

Neste momento, contudo, trata-se de salvar milhares de vidas em risco imediato.
E não há tempo a perder.



Adenda, 24 horas após o lançamento da Petição:


Será hoje (21/3/2019) enviado para Moçambique um contingente de 35 Fuzileiros e outros especialistas de busca e salvamento.
É uma medida louvável, útil, imprescindível e merecedora de aplauso público, mas insuficiente. Não é o "substancial contingente" necessário e a que esta Petição apela.
Para além dessa equipa de prevenção na Força de Intervenção Rápida, Portugal dispõe dos meios e da capacidade instalada para ajudar mais e melhor. E disso dependerá a vida de muitas pessoas, nos próximos críticos dias.

Mantemos por isso o apelo ao reforço urgente e substancial desse contingente.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.047 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.