SKAM Portugal (Versão Nacional)

Para: Canais de entretenimento generalistas: SIC, RTP, TVI

(PT/ENG)

——- PT ——-

Gostaríamos de fazer uma sugestão para um novo programa: Uma versão portuguesa da série televisiva norueguesa “Skam”.

Skam retrata a vida quotidiana de adolescentes e foi criada em 2015. Tem 4 temporadas com cerca de 10 episódios cada. Cada temporada foca-se na vida de um dos adolescentes e segue-o nas suas peripécias amorosas, vida escolar, etc.
A série destacou-se por lançar clips do programa em tempo real ao longo da semana e usar as redes sociais (como o Instagram e o Whatsapp) para dar realismo e autenticidade à história, como se de pessoas reais se tratasse. Em 2017 a série ganhou um grande sucesso e seguiram-se remakes em vários países como França, Itália, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Espanha e, fora da Europa, os Estados Unidos.

Skam aborda temas importantes como a procura pela identidade pessoal, a sexualidade, a solidão, o sentimento de não-pertença, o consentimento, a agressão sexual, a importância da amizade e confiança, o stress escolar, transtornos alimentares e mentais (como a depressão e a bipolaridade), o bullying, a religião, o racismo, a xenofobia, ausência parental e o abandono e a gravidez na adolescência. Temos conhecimento de muitos jovens que estão ou já estiveram em situações semelhantes e enfrentaram problemas retratados na série e pensamos que seja devido a tal que a série se tenha tornado tão importante e que poderá vir a ter impacto na juventude portuguesa, alertando e criando consciência relativamente a certos tópicos.

Acreditamos que este formato inovador consiga de facto captar a atenção das audiências mais novas, que se têm cada vez mais afastado da televisão, substituindo-a por formatos de entretenimento online.

Compreendemos desde já que produções como esta obrigam à utilização de muitos recursos e dedicação especial, no entanto, sabemos da existência de uma comunidade juvenil que estaria interessada numa versão portuguesa da série e que faria de tudo para apoiar o projeto, sendo que seria um passo inovador para a televisão portuguesa – quer devido ao cariz do formato como a alguns dos temas abordados. Acreditamos profundamente nos valores de Skam e no impacto que esta série teve e está a ter na Europa e no Mundo.

—— ENG ——

We would like to make a suggestion for a new remake of the Norwegian TV series "Skam", the Portuguese one.

Skam portrays the daily lives of teenagers and was created in 2015. It has 4 seasons with about 10 episodes each. Each season focuses on the life of one of the adolescents and follows him in his amorous adventures, school life, etc.
The series stood out by releasing clips from the show in real time throughout the week and using social media (such as Instagram and Whatsapp) to give realism and authenticity to the story as if we were talking about real people. In 2017 the series gained a lot of success and soon remakes started appearing in several countries like France, Italy, Germany, the Netherlands, Belgium, Spain and, outside Europe, the United States.

Skam addresses important topics such as the search for personal identity, sexuality, loneliness, feeling of non-belonging, the consent, sexual assault, the importance of friendship and trustworthy relationships, school stress, eating and mental disorders (such as depression and bipolarity), bullying, religion, racism, xenophobia, parental absence and abandonment and teenage pregnancy. We are aware of many young people who are and have been in similar situations and have faced problems that are portrayed in the series and we think that’s the reason the series has become so important and, hence, it may have an impact on Portuguese youth, fomenting awareness on certain topics.

We believe that this innovative format can have the attention of younger audiences, who are increasingly replacing television with online entertainment formats.

We understand that productions like this require the use of many resources and special dedication, however, we know of the existence of a youth community that would be interested in a Portuguese version of the series and that would do everything to support the project, which would be an innovative step for Portuguese television - either due to the nature of the format or due to some of the topics covered. We deeply believe in the values of Skam and the impact that this series has had and is having in Europe and in the World.
  1. Actualização #1 Vamos chegar aos 500!

Criado em domingo, 24 de Março de 2019

Estamos quase nas 500 assinaturas!

Esta petição foi criada em 18 Março 2019