Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

POR UM EDIFÍCIO DIGNO PARA O ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa - Dr. Fernando Medina

O Arquivo Municipal de Lisboa é o segundo maior arquivo do país e tem à sua guarda documentos de enorme valor, do século XIII até à atualidade. São exemplo a confirmação, por D. Afonso II, do Foral outorgado a Lisboa por D. Afonso Henriques, assim como o Foral concedido por D. Manuel I; o Cartulário Pombalino; toda a documentação referente ao planeamento urbanístico da cidade, onde estão incluídos os primeiros levantamentos topográficos de Silva Pinto e Filipe Folque; os processos de obra particulares que integram a documentação relevante sobre cada edifício existente na cidade; os espólios particulares de arquitetos como Cassiano Branco, José Luís Monteiro ou Victor Palla e Bento d’Almeida; o riquíssimo acervo de fotografia representado por nomes como Joshua Benoliel e o registo audiovisual da evolução da cidade. Estes documentos, testemunhos da história e da memória da capital do país, têm vindo a ser guardados em garagens de edifícios de habitação social há mais de três décadas, espaços que não reúnem as condições adequadas à sua preservação, contribuindo, de forma determinante, para uma degradação cada vez mais evidente.
Atualmente, o executivo da Câmara Municipal de Lisboa pretende transferir parte desta documentação e dos serviços para outro edifício de habitação social no Alto da Eira, onde o Arquivo esteve em tempos sediado, tendo sido encerrado em 2002 por problemas de insalubridade. Esta transferência contraria todas as recomendações internacionais para a construção de edifícios de arquivo e adia, uma vez mais, a resolução definitiva que passa por transferir o Arquivo de Lisboa para um edifício único, central e digno de uma cidade capital do país.

Objetivos desta petição:

1- Impedir a deslocalização de uma parte da documentação e dos serviços do Arquivo Municipal de Lisboa de volta para o Alto da Eira – zona da cidade mal servida de transportes e pouco central – para as garagens de um edifício de habitação social que não reúne as condições para a preservação de documentos e não é um espaço adequado à circulação de funcionários e do público em geral, podendo ser aproveitado pela autarquia para implementar serviços de apoio e integração da comunidade local.

2- Exigir que a Câmara Municipal de Lisboa assuma o compromisso de encontrar, num curto prazo, um edifício digno de um Arquivo, de utilização única, construído de raiz ou requalificado, numa zona central, segura e de fácil acesso, que garanta as condições de salvaguarda do seu património, fundamental para o registo da história e da memória da cidade, e que a todos nós pertence.

Para mais informações sobre esta petição consulte :

https://grupocmlbl.wixsite.com/peticao



Qual a sua opinião?

POR UM EDIFÍCIO DIGNO PARA O ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA, para Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa - Dr. Fernando Medina foi criada por: Grupo de funcionários e colaboradores do Arquivo Municipal de Lisboa.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.161 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.