POSTO MÉDICO da CARANGUEJEIRA...Chega de mudar as administrativas! Povo unido, quer manter neste posto médico a assistente Cláudia Lopes, que sabe lidar com os utentes; é profissional e competente.
Para: Ex.mos(as) Senhores(as): Presidente da Junta de Freguesia da Caranguejeira; Representante do Centro de Saúde da Caranguejeira e Representante da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.
POSTO MÉDICO da CARANGUEJEIRA...Chega de mudar as administrativas!
Nesta petição, os peticionários, pretendem manifestar a sua incompreensão quanto à mudança constante de administrativas no serviço de atendimento aos utentes do Centro de Saúde da Caranguejeira.
No sentido de garantir resposta à petição “Posto Médico da Caranguejeira…Chega de mudar de administrativas!”, para além da excelente profissional Emília Jorge, pretende-se também a manutenção da recente administrativa, Cláudia Lopes, que apraz dizer, ser merecedora e uma mais valia para este centro de saúde, uma vez que a mesma tem vindo a revelar o perfil e competências adequadas ao desempenho do cargo, quer em termos administrativos/processuais, quer em termos sociais e humanos.
Esta reivindicação, está baseada em pressupostos de produtividade, pelos motivos que abaixo serão indicados e na importância de escolher e manter no sistema, pessoas com perfil adequado para o desempenho das funções de atendimento num centro de saúde, que vão muito para além da administração “pura e simples”. Estas pessoas têm de estar (logicamente) inteiradas do processo de funcionamento dos serviços administrativos, mas também têm de saber lidar com os utentes e suas fragilidades, o que se tem vindo a constatar no excelente desempenho da administrativa Cláudia Lopes.
Primeiramente, no que se refere à produtividade, considera-se manifestamente contraproducente, após o esforço/tempo de aprendizagem de uma nova administrativa, esta ser substituída a curto/médio prazo, para dar lugar a uma nova administrativa e novo ciclo de ensino/aprendizagem. Neste processo atribua-se o mérito a quem merece; à administrativa efetiva, Emília Jorge a quem se agradece a paciência e disponibilidade que demostra para com os utentes, mesmo desempenhando em simultâneo, a árdua, demorada e repetida tarefa, de ensinar novamente todos os procedimentos do serviço, às demais administrativas (novas) que por lá têm passado e que nenhuma ficou até ao momento em definitivo.
Claramente, na fase inicial do novo processo de ensino/aprendizagem, há constrangimentos no atendimento ao utente, só ultrapassáveis pela boa vontade e paciência daquelas pessoas que estão ali para atender os Caranguejeirenses, que “à boa maneira portuguesa”, têm vindo a contentar-se, uma vez que já foram notícia nos média por motivos piores.
Chega de contentamentos! Temos o direito de nos manifestarmos, por parecer claro que o número de utente afetos ao Centro de Saúde da Caranguejeira, justifica uma resposta efetiva/duradoura quanto ao número de administrativas necessárias neste serviço.
Em segundo lugar, os peticionários mostram-se atentos, preocupados e até incrédulos com a possibilidade do cenário de renovação de administrativa, se repetir, principalmente porque a assistente Cláudia Lopes, já está totalmente apta. Vêm, por isso, exigir que se tomem as medidas necessárias para garantir a permanência do número de administrativas necessárias ao serviço, sem descurar o perfil necessário para o desempenho das funções, motivo pelo qual, se pretende a continuidade da administrativa Cláudia Lopes acima mencionada. Esta mostrou/mostra grande aptidão para as competências administrativas do posto médico, bem como eficácia e rapidez de resposta. Demostra, preocupação e conhecimento pelas pessoas da freguesia, criando laços de proximidade e confiança, mas sobretudo prima, por um atendimento afetuoso, de excelência e paciência, respondendo em conformidade com a individualidade/diversidade de cada um, respeitando as fragilidades resultantes das vivências e enfermidades, que obrigam inevitavelmente as pessoas a recorrer aquele serviço.
Esta petição, não pretende retirar o méritos a nenhuma outra administrativa, que por lá tenha passado, pretende apenas e com a maior brevidade, que seja interrompido o ciclo incompreensível, de alteração constante das pessoas que têm servido a comunidade no Centro de Saúde da Caranguejeira, do qual são constantemente dispensadas funcionárias já aptas para o exercício das funções, para assim recomeçar um novo ciclo de ensino/formação, com uma nova pessoa, geralmente inexperiente. Sendo que para além das competências administrativas, a componente humana é igualmente imprescindível nestas funções, requisitos estes que no momento, os peticionários reconhecem, ao rosto e trabalho da assistente Cláudia Lopes.
Pretende-se, por isso, que esta petição faça eco junto das entidades competentes e responsáveis, para que envidem esforços, no sentido de garantirem a permanência no centro de saúde da Caranguejeira, da assistente em questão, não só porque ela revela já domínio absoluto das funções, mas também porque é notório que neste centro de saúde uma só assistente é manifestamente insuficiente para o atendimento aos utentes da Caranguejeira, o que injustifica o “corrupio” de assistentes que já por lá passaram e que depois de todo o processo de aprendizagem, são incompreensivelmente dispensadas.
Em jeito de conclusão, cabe ainda um especial agradecimento, a todos os elementos que compõem a equipa deste centro de saúde, desde: médicas, enfermeiras, assistentes administrativas, assistentes operacionais, …, e certamente à junta de freguesia, que mesmo em condições por vezes menos favoráveis, tentaram e tentam no dia-a-dia dar o seu melhor no sentido de ultrapassar obstáculos e garantir dentro possível, um funcionamento condigno neste centro de saúde, reajustando-se às constantes mudanças, que requerem inevitavelmente paciência e resiliência.
-
Actualização #1 Posto médico Caranguejeira - vergonhoso
Criado em 5 de junho de 2019
Povo da Caranguejeira e arredores...
Querem mesmo perder uma excelente profissional no Centro de Saúde da caranguejeira?!
A Administrativa Cláudia Gomes já está quase a ser dispensada.
Todos nós já precisamos dela e ela com calma, educação, profissionlismo e paciência deu resposta aos pedidos e necessidades, de cada um.
Mais grave... este sistema de subtituição obriga a administrativa que será dispensada, neste caso a Cláudia, a ensinar a que a subtituirá (que falta de dignidade!).
Quanto à nova administrativa, nada contra, poderá vir a ser tão competente quanto a Claúdia, mas é natural que demore tempo. Não esqueçam que terá de ter tempo para aprender tudo e desde o início.
Se já temos alguém com competência, porquê deixar ir embora?!
Por favor, repassem e assinem esta petição online, antes que seja tarde demais para impedir a saída/dispensa da Claúdia. Todas as assinaturas contam e são importantes. Quantas mais melhor.
ATENÇÃO - Só a união faz a força.
|
Assinaram a petição
112
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|