DIA DO LABRADOR

Para: Assembleia da República; Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,

Portugal é um país Pet-Friendly

Segundo um estudo da GFK, em 2016 eram 6,305 milhões os animais de estimação registados. Mais de metade dos lares portugueses têm pelo menos um animal de estimação.

Esta é uma das principais conclusões do estudo da GfK (GfKTrack.2Pets) que explica que esta tendência deve-se às alterações dos núcleos familiares, bem como à evidência de que os animais de estimação contribuem para o bem-estar físico e psicológico dos “donos”.

Estes números mostram que os animais estão a ganhar cada vez mais espaço dentro das habitações, verificando-se, ainda, que a grande maioria das famílias os considera como membros e parte essencial das suas vidas. Assim sendo, há também uma outra tendência que se destaca, o tratamento mais humanizado com os cães e gatos, que leva ao estabelecimento de uma ligação muito mais emocional e afetiva do que funcional.

Tal como em muitos outros países, Portugal já regista, inclusivamente, mais cães e/ou gatos nos núcleos familiares do que crianças.
O estudo conclui ainda que praticamente metade dos cães são de raça (48%) e que as preferências vão para Labrador Retriever, Caniche, Pincher, Pastor Alemão e Podengo Português. A crescer, está o número destes animais a viver dentro de casa (53%).

Sendo os Labradores Retriever das principais raças existentes em Portugal, conhecidos pelas suas caraterísticas de lealdade, bondade, afetividade, amizade, obediência e inteligência, têm sido ao longo dos anos utilizados no apoio a humanos com deficiências físicas ou utilizados no apoio à terapia de doenças físicas e mentais dos humanos, sendo muitas vezes conhecidos como Animais Terapeutas.

Labrador é um cão amigo, protetor e salva vidas . Encontra-se no topo do ranking mundial dos cães mais populares do mundo.

Como tal, vínhamos pedir-vos que nos deixassem homenagear estes nossos Amigos, com a criação de um dia especial em que eles tivessem visibilidade social e coletiva, de forma a demonstrarmos a nossa gratidão pela felicidade que eles nos proporcionam.

O dia sugerido seria dia 23 de Maio ou 4 de Outubro, coincidindo com o dia do Santo protetor dos animais , São Francisco de Assis.

Com os nossos melhores cumprimentos

Esta petição foi criada em 17 Fevereiro 2019