Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A favor dos serviços Regionais/InterRegionais e da abertura das Bilheteiras na Estação de Valongo

Para: CP-Comboios de Portugal

Esta petição surge visando reforçar a importância do serviço Regional/InterRegional e da reabertura das bilheteiras na estação de Valongo, linha do Douro.

Valongo é um concelho português do Distrito do Porto, da Área Metropolitana do Porto, Região Norte. É um município subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Santo Tirso, a nordeste por Paços de Ferreira, a leste por Paredes, a sudoeste por Gondomar e a oeste pela Maia.

A estação de Valongo dispõe atualmente de um parque de estacionamento, completo durante todo o dia nos dias úteis tendo já sido proposto à IP (Infraestruturas de Portugal) o seu ampliamento, e de um terminal intermodal de transporte rodoviário servido pela STCP, ETG, ValpiBus e Resende. A 50m da estação, em plena N15, situam-se outras duas paragens operadas pela STCP, ETG, ValpiBus, Resende, AlbanoE.Martins, Rodonorte, A.V.Pacense e A.V.Landim.

Esta estação, situada junto ao Vale do Ferreira é uma verdadeira porta de entrada para habitantes e visitantes de todo o eixo do Rio Ferreira e do Rio Sousa. Localidades como Lordelo, Gandra, Baltar, Sobrado, Vandoma, Frazão, Seroa e Água Longa. Por este facto está em estudo a construção da linha do Sousa que ligará Valongo a Paços de Ferreira passando por algumas localidades acima mencionadas.

Dado o crescimento abrupto do número de habitantes em Valongo, o crecimento em grande escala das populações do eixo do Ferreira e do Sousa, o elevado número de passageiros com viagens combinadas U+R/IR como também o crescimento exponencial da Cooperativa de Ensino CESPU com o Instituto Universitário de Ciências da Saúde e com a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, na cidade Universitária de Gandra urge a necessidade de incrementar na estação de Valongo-Linha do Douro a paragem do serviço Regional e InterRegional que atualmente liga o Porto ao Pocinho. Desta forma é possível aproximar toda a população dos eixos já referidos à região do Alto Douro quer por questões laborais ou de lazer com maior conforto tendo em conta a extinção dos atuais transbordos.

Com esta medida concretizava-se o reforço pedido com o acréscimo do número de ligações como também potenciava a referida estação, dotada de infraestruturas adequadas ao serviço pedido. É na estação de Valongo que se regista um dos maiores números de validações para o serviço Urbano como também o maior número de passageiros em serviço indireto (U+R/IR) para a linha do Douro.

Esta intervenção tem que ser acompanhada com a reabertura da bilheteira da estação. O Local existe e já funcionou durante muitos anos. Os tempos mudaram e a atual realidade intermodal exige essa reabertura. Este investimento representa-se como urgente de forma a dar resposta principalmente a viagens de Longo Curso, catapultadas essencialmente quer pelos milhares de estudantes CESPU, quer por questões laborais/lazer. A bilheteira assume em Valongo um papel bastante importante pelo facto de albergar também o serviço Andante. Numa altura em que crescem o número de linhas de transportes públicos abrangidas pelo Andante é necessário que a oferta, no que toca a serviços administrativos, acompanhe a procura e as necessidades existentes.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 15 Fevereiro 2019
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
30 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.