#SOMOSTÁXI - A NOSSA DIGNIDADE, O NOSSO FUTURO

Para: Assembleia da República

Esta petição tem como finalidade defender os interesses do Sector Táxi e dos seus profissionais como também proteger os nossos clientes actuais e futuros clientes.
Nós Motoristas de Táxi sempre fomos a favor da modernização deste sector, apostando no crescimento e não no estagnamento do mesmo.

Actualmente é primordial rever a regulamentação e a convenção do sector táxi, devemos frisar que foram feitas algumas alterações. Mas nunca de fundo ao ponto de proporcionar o seu crescimento e dando credibilidade aos utentes deste sector e as alterações que tem vindo a ser feitas não são o suficiente para a rentabilidade deste do mesmo como também tem sendo posto em causa a dignidade dos seus motoristas.

Devemos enaltecer que o sector táxi tem um papel determinante e fundamental em território nacional e ilhas.
Baseado em estatísticas crescimento do turismo em território nacional, acreditamos que este sector muito tem contribuindo para esse efeito.

Se olharmos para a dita " Lei Uber " verificamos que as leis não estão equilibradas ao modelo de negócio que eles efectuam e que protagonizam em território nacional.
É importante que as medidas sejam eficazes e que possam combater a desigualdade existente entre Táxis e TVDE, no sentido de proteger os nossos clientes e motoristas

- Manter os contingentes, mas com a possibilidade de transportar clientes noutros concelhos quando não tiver a presença de Táxis desse mesmo concelho.

- Aumentar o valor do KM, reduzindo a metragem do valor inicial da bandeirada

- A implementação de tarifas fixas nos aeroportos e terminais de cruzeiro dentro dá área do concelho

- Instalação de abrigos nas praças de táxi em todo o território nacional e ilhas

- Combate à especulação ( Inibição de conduzir táxis para quem a prática, maior rigor na contratação de motoristas )

- Instalação de WC`s em todas as praças de táxi de fácil acesso para Homens e Mulheres

- Maior fiscalização por parte das Autoridades no combate ao álcool

- Aplicação de telemóvel para táxis a nível nacional e ilhas financiada pelo o Estado e que beneficie os clientes invisuais

- Recuperação das Praças de Táxi que foram eliminadas em todo o território

- A não tributação nas gratificações

- Todas as viaturas taxi deveriam estar equipadas com terminal de pagamento automático ( TPA )

- Sistema de vídeo-vigilância com áudio activo 24 h por dia

Estas são algumas das medidas que são importantes para a sustentabilidade deste sector, como também vem promover a segurança e a credibilidade do mesmo.

Espero efectivamente que perante o quadro politico actual, que esta petição possa ser aceite de bom agrado.