Feira de Braga de volta ao Altice Forum

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mos/as Senhores/as deputadas, Ex.ma Presidente da Assembleia Municipal de Braga, Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga:

A feira semanal de Braga foi deslocada do seu local de há vários anos, no parque do Altice Forum, antigo PEB ( Parque de Exposições de Braga) para a nacional 101, na altura o atual presidente da Câmara Municipal de Braga usou como justificativa as obras, situação que foi aceite pelos cerca de 300 comerciantes que todas as terças-feiras usavam o espaço. No entanto, os mesmos souberam pelos meios de comunicação que não voltariam ao seu local de trabalho,apesar de no passado terem a palavra de Ricardo Rio.

Revoltados já tentaram agendar reunião com o mesmo e com a administração do fórum ,que até ao momento não aceitou reunir.

Os comerciantes, estão há dois anos a trabalhar numa estrada nacional, que é cortada ao trânsito automóvel todas as terças-feiras, em plena estrada, estão sujeitos a poças gigantes que faz com que em dias chuvosos não seja possível trabalhar, e outros a um descampado em terra. Os últimos, face à terrível condição não estão a pagar avença, mas quem trabalha na rua, limitado por questões climatéricas paga o valor mensal correspondente ao espaço.

A feira de Braga por norma rendia 360 mil euros anuais à autarquia, uma média de 80 euros/ mês por cada comerciante ( uns pagam mais, outros menos mediante o espaço que necessitam), neste momento tem menos comerciantes porque não têm condições de trabalho, e cada vez atrai menos pessoas.

Ricardo Rio, além de não dar uma justificativa aos comerciantes pela sua mentira, já que não os deixa voltar para o local onde sempre trabalharam em Braga, prometeu há cerca de 4 meses fazer melhorias na parte em terra, no entanto, está é pequena para 300 espaços e tem uma nacional atravessar a mesma, constituindo perigo para crianças, pessoas mais idosas e com mobilidade reduzida, porque a nacional em algumas partes tem separadores.

Acreditamos que é dever intrínseco de um presidente de uma câmara zelar pela cidade, pelos seus cidadãos e por quem cá vem e faz entrar valor nos cofres da autarquia, por isso, visto que não há nenhum impedimento legal fazemos esta petição para exigir a Ricardo Rio que cumpra a sua promessa e a nossa feira volte a ser no local de sempre, poupando 400 mil euros, valor previsto pela autarquia para requalificar o sopé do Picoto, um local mais distante, em nada atrativo face a problemas com droga e repleto de seringas, que Ricardo Rio considera digno para 300 famílias trabalharem e para milhares fazerem as suas compras semanais.

Alertamos também, que face às grandes superfícies o trabalho destas pessoas torna-se cada vez mais difícil sendo uma obrigação as autarquias disponibilizar locais centrais e com condições básicas tanto para pessoas com menor mobilidade como casas de banho.

Por outro lado, há recomendações da União Europeia para este tipo de comércio a par de fundos ( Ricardo Rio usou os fundos para a reformulação do Altice Forum), no entanto, a sua memória curta leva-o a ignorar e a optar por esconder a feira e fazer tudo para que cada vez tenha menos pessoas, aliás, apenas por a querer esconder é que a retirou no Altice Forum.

Não nos revemos no elitismo de Ricardo Rio, nem na governação em prol dos amigos, queremos que os comerciantes da Feira de Braga voltem ao local de sempre, que tem ótimas condições e que Ricardo Rio os receba, tal como deve receber qualquer munícipe. Vivemos em democracia, e não podemos permitir em Braga uma minoria mandar em prol de interesses pessoais.

Assina e partilha a petição, Todos vamos voltar a por a Feira de Braga no local de sempre, porque Braga é de Todos

Feira de Braga de volta ao Altice Forum, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mos/as Senhores/as deputadas, Ex.ma Presidente da Assembleia Municipal de Braga, Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga: foi criada por: Braga para Todos.
Esta petição foi criada em 06 fevereiro 2019