Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela alteração da lotação de bicicletas embarcadas nas travessias do Tejo

Para: Exmo Sr. Presidente da Assembleia da República

Quer a Transtejo, quer a Soflusa, empresas que operam o serviço de transporte fluvial de passageiros na Região de Lisboa, têm uma lotação pré-estabelecida para a quantidade de bicicletas embarcadas nos cacilheiros e catamarãs que fazem a travessia do Tejo, que pode variar entre as 4 e as 6 bicicletas (com exceção do Ferry, onde podem embarcar 30 bicicletas) . Ora, verifica-se que esta lotação, além de não estar sujeita ao espaço efetivamente disponível em cada viagem (o barco pode ir vazio, que continuam a aplicar esses limites), está igualmente muito aquém da procura verificada, o que prejudica quem está a optar por uma mobilidade sustentável, através do recurso à bicicleta+barco como meio alternativo ao automóvel.
Como agravante, os responsáveis dos cacilheiro e de outros navios recusam-se a transportar bicicletas dobráveis após estabelecido o limite de bicicletas normais. Isto revela desconhecimento das regras ou simples ma fé pois a bicicleta dobrável equipara-se a uma mala de viagem e não conta como uma bicicleta normal, pois não ocupa o mesmo espaço. As bicicletas dobráveis, tal como as malas de viagem, não pagam bilhete extra e não têm limite máximo, pelo que não estão abrangidas pelas regras das bicicletas normais, sendo essa a sua vantagem em contexto urbano, que neste caso está a ser inviabilizada.
Assim, pretende-se com a presente petição que este assunto seja discutido na Assembleia da Republica, com vista à alteração da política de lotação de bicicletas embarcadas nos barcos operados pela Soflusa e pela Transtejo.
  1. Actualização #2 Livro de Reclamações

    Criado em segunda-feira, 28 de Janeiro de 2019

    Enquanto se desenvolve o procedimento de recolha das assinaturas para a apreciação parlamentar da presente petição, aconselham-se todos os utentes que se sintam prejudicados pela presente politica da Trantejo e da Soflusa, no que se refere ao objeto da presente petição, a preencherem uma reclamação no portal do «Livro de Reclamações», em https://www.livroreclamacoes.pt

  2. Actualização #1 Alteração do destinatário

    Criado em domingo, 27 de Janeiro de 2019

    Foi alterado o destinatário da petição, que passou a ser o Presidente da Assembleia da República.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
189 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.