Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A favor da construção do novo Centro de Saúde do Alto Seixalinho-Barreiro

Para: Exmº. Senhor Presidente da Assembleia da República



Exmº. Senhor Presidente da Assembleia da República

Desde há vários anos que os cuidados de saúde prestados às populações têm vindo a sofrer uma degradação, com especial incidência no que respeita aos cuidados de saúde primários e de proximidade.
As causas são várias e foram-se acentuando ano após ano, medida após medida. A implementação das taxas moderadoras, a dificuldade na realização de exames complementares de diagnóstico, a deterioração das condições de acessibilidade aos cuidados de saúde ou a criação de parcerias público-privadas, são apenas algumas delas.
A consequência das políticas seguidas, com os cortes indiscriminados no orçamento da saúde, levou à falta dos recursos humanos e técnicos e à acentuada desorganização da prestação de cuidados de saúde com os resultados de todos conhecidos.
Em 2014 foi encerrada a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Avª. do Bocage-Barreiro. Com o encerramento desta Unidade, foram transferidos para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santo André-Barreiro mais de 15.000 utentes, que já de si tinha vários problemas de funcionamento.
E muitos utentes de Santo André foram transferidos para a recém criada Unidade de Saúde Familiar de Stº. António da Charneca – Barreiro, acompanhando os médicos de saúde familiar que os seguiam.
Esta movimentação de utentes para a Unidade de Santo André-Barreiro gerou um elevado número de utentes sem médico de família, situação que até hoje não foi possível resolver. Existem, nesta data, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santo André-Barreiro mais de 10.000 utentes sem médico de família.

Assim, esta petição tem os seguintes objectivos:

1- A construção de uma nova Unidade de Saúde Familiar no Alto Seixalinho, em terreno já disponibilizado pela Autarquia do Barreiro desde Maio de 2017 para esse efeito permitindo assim que a população da freguesia do Alto Seixalinho- englobada na União de Freguesias Alto Seixalinho, Santo André e Verderena- transferida para o UCSCP de Santo André volte a ter uma Unidade de Saúde de proximidade.

2- A atribuição de um médico de família a todos os utentes do Concelho do Barreiro, resolvendo-se o grave problema dos utentes sem médico de família e também a sobrecarga da Urgência do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo.

3- A implementação de uma verdadeira complementaridade entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, melhorando a acessibilidade e a qualidade dos cuidados e aumentando a sua eficiência através da poupança de recursos

4- Recusar qualquer tipo de discriminação no acesso à prestação de cuidados no S N S, nomeadamente as geradas pela existência de diferentes unidades prestadoras e de cidadãos utentes sem medico de familia

Barreiro, 28 de Fevereiro de 2018



Maria Antonieta Fortunato Bodziony (Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro); Fernanda Ventura (Associação de Mulheres com Patologia Mamária); José António Antunes (ex-presidente da Junta de Freguesia do Alto Seixalinho); Paulo André Fernandes (médico no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo); Jorge Espirito Santo (médico no Centro Hospital Barreiro/Montijo); Agostinho Amaral Lourenço (Presidente Coletividade Chinquilho Sempre Fixe do Alto Seixalinho); Carla Marina (Professora do Ensino Secundário); João António Raio (ex-presidente da Junta de Freguesia de Santo André); Nelson Oliveira "Fast Eddie Nelson" (Músico); Maria Margarida Lopes (empresária restauração); Luciano Barata (Encenador); Isabel Maria Colaço (Directora Escola Básica nº 5); Sónia Cardade (Prof. EB escola nº 6); Joaquim Vieira (Presidente Futebol Clube Quinta da Lomba).




















Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
52 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.