Contra o enterramento da muralha romana em Viseu

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu

No dia 11 de dezembro de 2018, foi descoberto no Largo de Santo António, em Viseu, um troço da muralha romana, datada do séc. IV. O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, afirmou que a muralha não vai ficar visível, justificando a decisão para não colocar em causa a circulação na zona e a confluência com as outras vias à sua volta.

O autarca de Viseu adiantou ao Jornal do Centro que a Câmara vai colocar futuramente uma placa informativa sobre o troço “com fotografias tiradas à muralha e o que já foi possível fazer da reconstituição, contando a história a quem nos visita, a quem cá vive e a deixar imagens que permitam às pessoas poderem ter uma perceção do que está aqui enterrado”.

Em declarações ao Jornal do Centro, o arqueólogo Jorge Adolfo, diz não concordar com a decisão da Câmara: “É claro que a visita ao local teria constrangimentos na medida em que está no centro de uma rotunda pública, mas preservava-se de maneira visível. É também opção manter a muralha visível até como ponto de atração turística e pedagógica. As pessoas têm mais um ponto de interesse numa cidade histórica como Viseu”.

Neste momento, o troço da muralha já foi enterrado, mas não desistimos de apelar à Câmara Municipal de Viseu que não deixe o nosso património enterrado no esquecimento, pois uma descoberta arqueológica com quase 2000 anos merece, da nossa parte, o maior respeito, pois o conhecimento da nossa humanidade, e sobretudo, da história das civilizações, são marcos fundamentais para a nossa própria identidade.

Desse modo, pedimos a todos/as cidadãos/ãs que tenham consciência do valor do nosso património histórico, que assinem esta petição para voltar a tornar visível o troço da muralha, pois uma sociedade ciente do seu património, é uma sociedade mais tolerante para com o outro e, este outro, merece que mostremos a todos o seu legado.

Esta petição foi criada em 18 Dezembro 2018