ALMADA - CRIAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ARTES

Para: Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Almada

Vimos pedir à Presidente da Câmara Municipal de Almada que o edifício situado na Rua Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, nºs 8 a 10, seja cedido para um Centro de Arte Contemporânea que disponibilize aos artistas da cidade uma galeria e um local equipado especificamente para a criação artística (estúdios, ateliers e oficinas). Este edifício encontra-se em fase de degradação e abandono há muitos anos, não está a ser utilizado nem habitado por ninguém e está a contribuir para a poluição visual da cidade. O nosso projecto, coordenado por Eva Mendes e Rodrigo Miragaia, insere-se numa estratégia de incentivo à cultura, nomeadamente no que diz respeito à Arte Contemporânea (incluindo vídeo-arte, instalação e novas tecnologias) e pretende criar um núcleo, polo, ou como se queira chamar, com propostas mais constantes e desafiadoras do que aquelas que a cidade oferece. Procuramos também uma relação mais aproximada com os artistas, através a disponibilidade de ateliers, workshops e uma discussão séria acerca da arte. Pensamos que este espaço reúne todas as condições para o projecto pois é central sem estar "contaminado" com outro tipo de actividades económicas, que interferem na altura de mobilizar os agentes necessários a esta movimentação (curadores, coleccionadores, investidores e artistas) e criar condições para a fruição de arte.

Esta petição foi criada em 09 Dezembro 2018