Repor as Freguesias de Vale de Figueira e São Vicente do Paúl

Para: Sua Excelência Senhor Presidente da República ; Ex.mo Presidente da Assembleia da República; Ex.mo Senhor Primeiro Ministro; Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Santarém; Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira; Ex.mo Senhor Presidente da União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

Fregueses de Vale de Figueira e de São Vicente do Paúl,
Iniciamos um novo processo, a recolha de assinaturas para dar mais força ao nosso Movimento.
Com a entrada de novos elementos de São Vicente do Paúl e com a mesma convicção de repor as duas freguesias, criou-se um abaixo assinado conjunto para reforçar a posição do Movimento, nas lutas que se aproximam.
Iremos porta a porta, contactar com todos os moradores e brevemente vamos agendar um encontro informativo sobre o processo que está a decorrer, a todos os fregueses.
Neste sentido apelamos a todos os moradores e naturais das antigas freguesias para assinarem este documento exposto:

Repor as freguesias de Vale de Figueira e São Vicente do Paúl
Em 2013, através do processo de Reforma Administrativa do Território Autárquico, as freguesias de Vale de Figueira e de São Vicente do Paúl foram anexadas, num processo que levantou forte oposição por parte de muitos fregueses. Prova dessa oposição foi a participação popular em diversos momentos e ações que tiveram como objetivo impedir a anexação, situação com a qual nunca se conformaram. Ambas são freguesias cuja fundação se perde no horizonte da História da nacionalidade, com fortes traços de identidade cultural própria e com percursos independentes. Têm igualmente realidades geográficas diversas e estruturas sócio-culturais distintas.
Colocada na agenda a possibilidade de revisitar as situações consideradas “mal resolvidas", através de um processo que o Governo já anunciou que pretende desencadear a curto prazo, queremos dar voz à insatisfação da população de Vale de Figueira e de São Vicente do Paúl que não se conforma com o processo de anexação e que pretende continuar a ter a sua identidade cultural salvaguardada.
Queremos abrir um processo democrático, em que todos possam participar e ter voz numa matéria tão relevante como a da afirmação da identidade enquanto freguesia e a manutenção de uma estrutura de representação do Estado mais próxima, com a qual os fregueses se identifiquem. É por isso que precisamos do seu apoio para a reposição das duas freguesias, permitindo a ambas as populações retomar a realidade institucional e territorial que tinham antes do processo de anexação forçada!
Queremos a reposição das freguesias de Vale de Figueira e São Vicente do Paúl.

Esta petição foi criada em 27 novembro 2018