Pelo bem do Desporto e Solidariedade Nacional - ACDKG

Para: Exma. Sra. Presidente da Câmara do Concelho de Almada

ABAIXO ASSINADO

A Associação Cultural e Desportiva KG - ACDKG - é fruto do sonho do seu fundador. Foi criada a pensar numa comunidade tão heterogénea como a de Almada, tendo em vista o acesso ao desporto, lazer e cultura, e em paralelo o desenvolvimento de acções sociais. Sem olhar a diferenças sociais, raciais ou etárias, a ACDKG visa promover um estilo de vida saudável, estimular as relações interpessoais e o convívio transgeracional e, simultaneamente, combater a exclusão e o isolamento social.

Do sonho à realidade, o trabalho tem sido árduo começando pela recuperação do muito debilitado edifício “Clube Recreativo da Ramalha”, outrora um depósito de lixo utilizado para o consumo de drogas. Assumimos o custo total das obras e ajudámos na recuperação de uma área metropolitana densamente povoada.

O pós-reconstrução tem sido um desafio numa luta diária para nos demarcarmos da instituição ali anteriormente sediada. Pretendemos dar a conhecer à comunidade a reabilitação do edifício e todo o trabalho associativo no âmbito desportivo, cultural e recreativo, direcionado para a comunidade local, envolvendo crianças, jovens, adultos e seniores.

As nossa actividades incluem:
- Aulas de Krav Maga (a única luta reconhecida mundialmente como sistema de defesa pessoal), “Muay Thai e “Ninjutsu”
- Cursos de Instrutores de artes marciais
- Workshops gratuitos de Técnicas de Defesa Pessoal,
- Aulas de dança
- Workshops sazonais
- Acções gratuitas ligadas ao tema Suporte Básico de Vida ou Saúde, Nutrição e Bem-estar
- Rastreio de diabetes e medição da pressão arterial
- Campanhas solidária para angariação de alimentos ou bens.

Estando actualmente em curso o processo de regularização da sede da ACDKG no edifício “Clube Recreativo da Ramalha”, os elementos da Associação e da Comunidade vêm requerer à Câmara Municipal de Almada que se manifeste tão breve quanto possível sobre a corrente situação e dando início ao processo contratual entre a Câmara e a ACDKG. Apenas desta forma será possível assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido junto da comunidade Almadense e cessar a instabilidade que esta questão tem gerado junto de atletas, familiares e instrutores, bem como da própria Direção que se vê limitada na tomada de decisões sobre projectos para o presente e futuro.
Almada, 1 de Outubro de 2018

Esta petição foi criada em 30 Outubro 2018