Arquitetura na Ruína 2.0

Para: Assembleia da República

Ex.mo Presidente da República Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa Ex.mo Senhor Primeiro Ministro Dr. António Costa
Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República Doutor Eduardo Ferro Rodrigues
Grupos Parlamentares: BE, CDS.PP, PAN, PCP, PEV, PS e PSD

A 6 de Dezembro de 1993, “Alunos de Arquitetura levam aulas para a rua.” Os estudantes de Arquitetura da Universidade de Coimbra improvisaram na rua aquele que seria o seu espaço de aulas, de forma a denunciarem publicamente a situação de degradação do Departamento de Arquitetura.
Esta ação teve o nome de “Arquitetura na Ruína” e decorreu após um período de duas semanas de aulas suspensas.

Convictos de que é tempo de ação, o Núcleo de Estudantes de Arquitetura da Associação Académica de Coimbra volta a promover esta manifestação no dia 18 de outubro de 2018, revindicando as mesmas condições que eram exigidas em 1993. Nesta manifestação foram recolhidas assinaturas para a petição “Requalificação total do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra” que aqui expomos.

Encaramos este momento como uma luta que se perpetua no tempo e que se agravou com a intempérie na noite de 13 para 14 de outubro. Lamentavelmente, chegámos ao pico da nossa impotência, que nos impossibilitou de frequentar o edifício que acolhe o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, Colégio das Artes, durante o período de 15 a 17 de outubro, dada a diretiva da Faculdade de Ciências e Tecnologia que suspendeu a atividade letiva por não se reunirem condições de segurança.

O Departamento de Arquitetura reabriu no dia 18 de outubro, com zonas interditas à passagem, salas gravemente danificadas, biblioteca e sala dos alunos encerradas. É, ainda, notório o estado de degradação do edifício que reabriu com feridas por sarar.

Passados vinte e cinco anos da ação realizada pelos nossos colegas, as motivações assemelham-se: Queremos um d’ARQ digno, com instalações capazes e essencialmente seguras para todos os dias nos receber, nos reunir na sua galeria, e para que, ano após ano, testemunhe o percurso dos seus futuros arquitetos.

Temos em nós todos os sonhos do mundo, porque na realidade é disso que se trata o d’ARQ: da capacidade de nos fazer sonhar e ir mais longe. E, por essa razão, lutamos para que as condições precárias não nos impeçam de definir dignamente o nosso percurso.
Desde sempre vemos o céu através de telhas partidas e buracos no teto. No entanto, não exigimos que nos impeçam de ver o céu, mas sim que o façamos de uma forma digna.

É esta a capacidade do Departamento de Arquitetura: um edifício secular, Património Mundial classificado pela UNESCO que, através da sua extensa galeria e robustas colunas, nos torna dia após dia críticos e sonhadores.

Já nos foi demonstrado que há solução e que esta não é impossível. Neste sentido, queremos então o aceleramento deste processo, na medida em que a arquitetura evolui e o ensino aparece suspenso.

Lutamos por um edifício que, para além de utilitas e venustas, quer ser firmitas.

Não exigimos ser Faculdade. Exigimos dignidade!

A petição “Requalificação total do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra” teve como fim expor o número de pessoas que, conscientes das condições do d’ARQ, apoiam a nossa luta.

Neste quadro, o abaixo-assinado:

1. Manifesta o descontentamento perante o exposto, sendo unanime a necessidade de intervenção do edifício. O único resultado desse adiamento seria a continua degradação do edifício, e consequentemente a falta de segurança daqueles que o frequentam;
2. Tendo conhecimento dos planos elaborados para o edifício, exige a requalificação total do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, e seu devido financiamento;
3. Exige respostas por parte de entidades superiores, como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Reitoria da Universidade de Coimbra, no sentido em acelerar o processo de requalificação do edifício.

Esta petição foi criada em 25 Outubro 2018