Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

BASTA DE CONFORMISMOS! AJUDA-ME A HONRAR O NOME DA MINHA FILHA MARIANA EM PROL DE UMA JUSTIÇA, JUSTA E EFICAZ!

Para: PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRIMEIRO-MINISTRO, ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA E A TODOS OS CIDADÃOS

No dia 18 de Outubro de 1997, há precisamente 21 anos atrás(!) a minha filha Mariana Costa Pina, foi vitima de negligência médica no Hospital Fernando da Fonseca - Amadora-Sintra.
Os danos que sofreu no parto, foram irreversíveis e irreparáveis, acabando por não resistir-lhes!

É impossível partilhar convosco e descrever em poucos palavras, o sofrimento que passou, nem tão pouco como foram vividos os 15 meses que lutou para viver, a minha pequena guerreira, que acabou por falecer inevitavelmente a 9 Fevereiro de 1999.

Há cerca de 21 anos (!) que dou continuidade à sua luta, em Tribunal, para que sejam apuradas responsabilidades e para que seja feita justiça!
Em Março de 2012, ganhei finalmente esta causa!

No entanto, 6 anos passaram desde então (!) e é escandalosa a forma como o Estado, foge às suas responsabilidades, não cumprindo uma sentença condenatória, já transitada em julgado em 2012!
Insiste e persiste em não reparar os danos que nos causou, aproveitando-se da morosidade e ineficácia/incapacidade do nosso sistema jurídico, em fazer cumprir as suas próprias decisões!

Acha que esta história não tem nada a ver consigo?
Por vezes não entendemos como a história de uma pessoa pode ajudar um sistema a evoluir e assumir maior responsabilidade para com os seus!

Mas ora vejamos... cada crime que não seja julgado, ou cada sentença que não seja cumprida, abre a premissa para que possa ser repetido!

Continuo a ter que lutar em Tribunal, contra corporativismos e burocracias, não obstante de ter já ganho esta causa há já 6 anos atrás!
E isto (?) Já lhe diz alguma coisa?

Se fosse esta sentença aplicada a um cidadão comum, acham que já não teria sido aplicada?
Será justo? É JUSTO QUE A NOSSA JUSTIÇA SEJA EXCLUSIVAMENTE UNILATERAL?

Obrigar o Hospital, e neste caso específico, o Estado a assumir a RESPONSABILIDADE e a CUMPRIR uma sentença a que foi condenado, é dizer NÃO! É dizer BASTA!

No ano em que a Mariana nasceu, no mesmo Hospital, tive conhecimento de pelo menos mais dois casos semelhantes! Mais duas crianças que sofreram irremediavelmente - uma delas, a Petra, que também acabou por falecer! Mais duas famílias, também destruídas e devastadas por esta calamidade!
E quantas mais são aquelas que conhecemos, mas que ninguém ouve falar?!

É simples.. se formos dar uma "olhadela" a um Centro de Paralisia Cerebral e perguntarmos aos técnicos que lá trabalham, qual a principal causa das sequelas naquelas crianças (?) responder-lhes-ão, que 90% dos casos que lá encontramos, são de anóxia de parto, isto é, resultantes do tempo prolongado aquando do nascimento, mais precisamente no período de expulsão.

Os estudos indicam, que este é um dos maiores riscos do parto, aquando do nascimento do bebé e a principal causa de sequelas/deficiências mentais das nossas crianças!

Como é que em pleno século XXI, onde a tecnologia está tão avançada, onde cada vez mais temos meios para nos socorrermos e evitarmos erros semelhantes a estes, os números e/ou os custos financeiros são priorizados em detrimento de vidas humanas?!

Como é possível que NINGUÉM tome medidas e que estas situações continuem a acontecer, apenas "porque uma cesariana tem custos muito mais elevados que um parto normal, e como tal protela-se até à última e DEPOIS logo se vê"!!!

É difícil mudar um sistema, sem que se trabalhe ao nível da Consciencialização e Humanização de quem nele trabalha!

É difícil mudar um sistema, se nos limitarmos à ladainha do queixume, ao invés de nos munirmos de alguma força interior e acima de tudo, da vontade de querer de facto tomar uma atitude!

Isto continua a acontecer, porque muitas vezes "Nós" nos calamos e desistimos, antes mesmo de tentar fazer alguma coisa em prol da mudança, ou porque o próprio sistema, com os seus meandros nos tenta VENCER PELO CANSAÇO e pela crença colectiva, que nos tem vindo a ser imposta, de que somos impotentes!

Fazer cumprir uma sentença, é pois, afirmar que estamos atentos!

O lucro não pode ser mais importante que as Pessoas! E estas e tantas outras situações, não podem continuar a sair IMPUNES!

Tem de existir uma responsabilização! O não assumir a responsabilidade de um acto, é dar asas para que se repita esse comportamento!

Podemos e estamos a mudar as nossas realidades. Estamos a crescer e a aprender melhores formas de nos servirmos a nós mesmos e aos outros. Mas vão haver alturas e situações, em que todos temos de operar em conjunto - colaborar em EQUIPA - para que a nossa voz possa ser projectada com mais força e com maior poder!

Sozinha não estou a conseguir ir mais além!
AJUDEM-ME! Por favor, AJUDEM-ME

Há cerca de 21 anos que estou a LUTAR para que me OUÇAM!
Desde que “acordei para a vida” com o nascimento (e morte!) da minha filha, que algo mudou em Mim (!) comecei a ver o Mundo de forma diferente e decidi tomar uma atitude! Adoptar outra postura!

Acredito de facto, que tudo pode ser bem diferente e que estou a desbravar um caminho, que no final... é de TODOS! Esta tem sido a minha missão desde então!
E é de coração aberto que partilho convosco o legado da Mariana, da Petra, do João, do Francisco e tantas outras crianças, que são de TODOS NÓS, que são do Mundo...!

Pequenos Grandes Mestres que através da sua história de sofrimento e dor, nos pedem apenas, que nos responsabilizemos, que possamos crescer e evoluir!
Que apenas nos pedem, para estarmos atentos à forma como nos relacionamos e à forma como assistimos os nossos semelhantes.

Também Eu cresci, estou a crescer e continuarei a aprender todos os dias! Mas isso só é possível, através das minhas experiências, dos meus erros e se assumir a responsabilidade por mim própria e a consequência dos meus actos!
Só assim posso mudar, crescer e evoluir enquanto Pessoa!
Contudo sei e compreendo o quanto PRECISO dos OUTROS, para me rever nas suas histórias, para me FORTALECER nas suas conquistas e/ou perante também as suas adversidades, para que Todos possamos ser MAIS e ir MAIS ALÉM!

Assim se passa com o Estado, com o Sistema, com Toda uma Nação!
Sendo este composto e constituído por pessoas, não terá pois que a MUDANÇA passar por uma atitude colectiva?
Não será então necessário que essa Mudança provenha do TODO que está fora dele?
Uma Mudança gerada pelo TODO, como um TODO?
Não será pois, nesta sequência em parte, uma responsabilidade nossa?
Uma responsabilidade individual?!
Não será também esta, parte da sua história?

Exigirmos que se cumpra a Justiça, SIGNIFICA prevenirmos que amanhã se repitam os mesmos erros e que ela volte a FALHAR connosco!

Permitirmos a IMPUNIDADE de um crime, é aceitarmos que amanhã, outros possam sofrer ou morrer por isso!
Por isso, Hoje, PEÇO A VOSSA AJUDA!
Por isso, Hoje, peço que me ouçam(!) e que, por favor, se juntem a mim nesta causa, pois JUNTOS temos mais PODER e JUNTOS podemos marcar pela diferença!

Anexo os links para que, e se assim o entenderem, possam visualizar a última carta que enviei ao Exmo. Sr. Presidente da República, à Exma. Srª Ministra da Justiça e à Assembleia da República, entre outros, bem como, um pequeno vídeo que contextualiza resumidamente este meu apelo!

AJUDEM-ME, para que A MINHA VOZ POSSA SER OUVIDA e que POSSA CONTRIBUIR PARA A Tão esperada MUDANÇA QUE TODOS ALMEJAMOS!

QUE A NOSSA JUSTIÇA SEJA MAIS JUSTA E EFICAZ COMO TODOS MERECEMOS
Se vos fizer sentido, ASSINEM E PARTILHEM, POR FAVOR, ESTA PETIÇÃO!

GRATA em nome da Mariana! GRATA em meu nome e em nome de TODOS “Nós”

#EUACREDITO
#JUNTOSPODEMOSFAZERADIFERENCA
“Tudo nos parece Impossível, até que seja feito” – Nelson Mandela



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
5.080 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.