Perigo Ambiental Praia da Barra a Barra - Zona Fluvial do Tejo junto á vila do Lavradio / Barreiro

Para: EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA; MINISTÉRIO DO AMBIENTE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Palácio de S. Bento, 1249-068, Lisboa

ASSUNTO: Perigo Ambiental - Limpeza, Melhoramento e Fiscalização

Venho por este meio criar uma petição para que possam generosamente, ver e agir neste assunto muito delicado, assunto este que nos afecta a todos.

Por razões muito tristes o ambiente (rio, solo, atmosfera, animais terrestres e marinhos e pessoas) nesta zona do Lavradio/Barreiro (PRAIA da BARRA A BARRA) está a ser ignorado, o que causa uma profunda tristeza e um dano quase irreversível a todo o ambiente. A população que vê com os olhos do coração este tipo de situações está farto de todas as autoridades desviarem o olhar como se estivesse tudo bem.

Tudo isto está a ser relatado na rede social Facebook, fotografias impressionantes que nos afligem a alma e coração de quem gosta deste local, pois tudo o que se passa aqui tem consequências elevadissimas para todo o ecossistema e para a saúde de todos nós residentes na zona do estuário do Tejo.

Tenho divulgado imenso nas redes socias e vou continuar a divulgar até ser feito alguma coisa séria, pois ao longo dos anos têm colocado sinais de prevenção (câmara e a agência de protecção ao ambiente), o que está lá neste momento na PRAIA da BARRA A BARRA é um sinal de proibição para os animais e de zona interdita a banhos, o mesmo sinal que existe nas outras praias do Barreiro, onde por exemplo existe caixotes de lixo no areal. Porque é que a PRAIA da BARRA A BARRA não têm os mesmos caixotes de lixo! As pessoas não deixam de ir á praia (fazer praia, passear, pescar, apanhar marisco, etc...). Devia estar um sinal junto á entrada daquela praia sim, mas para alertar e chamar a atencão para não deitar lixo para o chão, para não poluir, para colocar o lixo nos caixotes se eles houvessem.

A grande tristeza é que a zona está pior de dia para dia, pois o entulho de obras que ali vão despejar é cada vez mais, o lixo em grande escala como frigoríficos, máquinas, sofás, armários, etc. Até um carro incêndiado lá apareceu nos últimos dias, e o lixo doméstico, o lixo de quem vai para a praia, o lixo de quem vai à pesca e o lixo de quem vai ao marisco (vidro, plástico, metal, roupa, calçado) é impossível relatar tudo o que ali vai de degradação de todo o ambiente... rio, solo e atmosfera. Todos sofremos, pessoas e animais terrestres e marinhos... Tudo! Mais uma vez devia lá estar um sinal de proibição de poluir e despejar entulho.

Esta zona requer Limpeza, Melhoramento e mais fiscalização, tanto das Autarquias como das autoridades competentes.

Queria também denunciar uma situação que se passa á mais de 40 anos!! isto é, junto á quela praia existe um monte de escória, a que lhe chamam "monte de gesso", esse monte de escória tem aproximadamente a dimensão de 2 ou 3 campos de futebol e tem que sair dali, pois polui o solo e consequentemente o rio, aquele material é químico!

Chega de promessas eleitorais, pois durante este tempo todo sempre dizem a mesma coisa e os anos vão passando, os mandatos vão passando e aquele monte de material quimico a contaminar solo e rio durante estes 40 anos. Muitas pessoas sobrevivem do rio e muitas mais comem animais do rio.

Será possível que só se lembrem durante as campanhas eleitorais!! Gostaria que atendessem o humilde pedido da População e agissem em prol de todos, pela saúde de todos e pela preservação do meio ambiente.

Um e-mail também já foi enviado para as Câmaras do Barreiro, Câmara da Moita, Agência de Proteção ao Ambiente, Porto de Lisboa, Assembleia da Republica, Ministério do Ambiente, SEPNA - GNR e PSP. A única resposta obtida foi por parte da SEPNA-GNR. Ao longo dos anos a População tem alertado para esta situação naquela zona e têm ignorado sempre, remetendo sempre o Ambiente para ÚLTIMO plano e consequentemente a Saúde Pública.

É muito triste os Politicos responsáveis pelas Câmaras Municipais ignorarem o apelo das Populações para este tipo de situações, é triste reparar que para fazer um empreendimento turístico na Quinta braamcap no Barreiro já existe disponibilidade por parte da Câmara do Barreiro pois gera dinheiro e lucro, não fizeram referendo algum para saber se a População está de acordo ou se a População queria algo no mesmo local que dignificasse mais o Rio Tejo e a Natureza, e muito menos está a Câmara Municipal interessada em situações como esta junto á Praia da Barra a Barra - Zona fluvial do Tejo junto á vila do Lavradio.

Venho informar que está a ser criado um movimento para a limpeza da praia e de toda aquela zona, movimento esse feito pela população, movimento esse que vai lutar por um Ambiente, uma praia, um lugar, uma vila, uma cidade... uma VIDA melhor.

É necassario tomarem decisões, acções e medidas, que é o que não se têm visto ao longo de muitos e muitos anos.

Esta petição foi criada em 07 outubro 2018