Por um novo Centro de Saúde no Concelho das Velas

Para: Exmª. Senhora Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Vimos por este meio dar-lhe conhecimento da petição " Por um novo Centro de Saúde no Concelho das Velas".

Nos termos dos artigos 191° e 192° do Regimento da Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores (ALRAA), o peticionário requer que a presente petição seja apreciada pela comissão competente na matéria e pelo Plenário da ALRAA.

Com os melhores cumprimentos e esperando que esta pretensão mereça a melhor atenção de V.Exas,
Utentes do Centro de Saúde das Velas
__________________________________________

[Por um novo Centro de Saúde no Concelho das Velas]

A intenção do Governo Regional de fazer obras no atual Centro de Saúde não é solução.

A obra no valor aproximado de 2 milhões de euros, a fazer num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Velas, não resolverá a questão central – a existência no Concelho de um centro de Saúde para o futuro, moderno, funcional, equipado, localizado em lugar de fácil acesso. Paralelamente a esta necessidade, saudamos a obras de requalificação e ampliação do Centro de Saúde da Calheta, bem como da sua progressiva modernização para fazer frente às necessidades existentes na área da Saúde.

O antigo Convento de S. Francisco ficará na nossa memória coletiva e deverá ser, nas mãos da Santa Casa, um espaço útil e disponível para múltiplas atividades sociais, absolutamente necessárias á população do Concelho, como uma verdadeira Unidade de Cuidados Continuados, um Lar para pessoas com grande dependência e outras valências a protocolar entre o Governo Regional e a Santa Casa da Misericórdia de Velas.

Assim, os cidadãos abaixo-assinados solicitam à Assembleia Legislativa Regional que recomende ao Governo Regional o inicio imediato dos procedimentos necessários para a construção de um novo Centro de Saúde no Concelho das Velas.

Esta petição foi criada em 21 Agosto 2018