Hospital de S. José - Mesoterapia em perigo
Para: Exmo. Senhor Presidente da República, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo. Senhor Provedor de Justiça, Exmo. Senhor Ministro da Saúde, Exma. Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central EPE, C/C Sociedade Internacional de Mesoterapia
PETIÇÃO PÚBLICA
Luta contra a Dor com origem no aparelho músculo-esqulético
Impedir o encerramento da Consulta de Mesoterapia do Hospital de S. José em Lisboa
Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Provedor de Justiça
Exmo. Senhor Ministro da Saúde
Exma. Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central EPE
C/C
Sociedade Internacional de Mesoterapia
A mesoterapia consiste numa técnica médica baseada na injeção de medicamentos em doses muito baixas sob a pele, o mais perto possível da lesão músculo-esquelética ou da sua origem. As vantagens desta técnica consistem na maior rapidez de ação local, redução da toxicidade sistémica e gastrointestinal e ausência de metabolismo hepático, minimizando assim os efeitos indesejáveis dos fármacos por via oral. Por estes motivos, a mesoterapia constitui uma ferramenta importante na abordagem terapêutica multimodal da dor, sendo muito barata e consumindo pouco tempo aos doentes.
Tendo estado ao serviço dos doentes com dor por diversas situações no Hospital de S. José, no Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR), que foi pioneiro nesta técnica há 25 anos, a mesoterapia neste hospital está em risco de terminar. Após a reforma da última médica em 2019, não há intenção da parte da gestão Hospitalar em designar especialistas para garantir a continuação da Consulta de Mesoterapia, que assim irá encerrar definitivamente.
O que se perspetiva é o fecho silencioso e algo sinistro desta porta ao tratamento e combate à dor aos mais de cinco mil doentes registados nesta consulta. Doentes que terão de ir em busca de alternativas algures; do mesmo modo se fecha esta porta aos clínicos que contam com esta Consulta para referenciar os seus doentes.
|
Assinaram a petição
68
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|