Petição: apelo a Rui Rio sobre eutanásia.

Para: Exmo Senhor Dr. Rui Rio, Presidente do Partido Social Democrata

Vossa Ex.ª referiu-se recentemente à despenalização da eutanásia como sendo "um tema que não é político, é um tema de convicção pessoal” (https://sol.sapo.pt/artigo/609885/eutanasia-psd-vai-dar-liberdade-de-voto).

Lembramos a V. Ex.ª de que qualquer acto praticado no desempenho de organismos políticos executivos e legislativos é, por natureza, político. Assim, sabemos que qualquer lei referente à eutanásia é necessariamente política. Consideramos que a incorrecta afirmação do Dr. Rui Rio pode pode induzir na opinião pública um erro de perspectiva que inquina "a priori" o debate sobre o assunto, que deve ser sério.

Ao referir-se à despenalização da eutanásia como sendo "um tema de convicção pessoal”, V. Ex.ª talvez quisesse dizer que não há consenso no PSD em relação ao assunto e que o partido a que o Dr. Rui Rio preside não assume neste momento uma posição partidária oficial.

Lamentamos que, num momento tão crítico para o futuro do Ocidente, o Presidente do Partido Social Democrata se coloque à margem da História, ou até do lado negativo da mesma.

Desistindo de aprofundar, junto dos organismos do partido que lidera, a busca da verdade e a unanimidade sobre este assunto tão grave para a civilização, e dando força anímica, alegadamente em nome da liberdade individual de cada cidadão, a correntes de opinião sinistras, algumas com fins principalmente ideológicos, outras com fins lucrativos, V. Ex.ª, ainda que não intencionalmente, contribui para um atentado ao conceito ocidental de dignidade humana segundo o qual a dignidade de cada ser humano se mantém intacta na doença e na depressão; V. Ex.ª atenta também contra o conceito ocidental de inviolabilidade do direito à vida, segundo o qual as pessoas valem para a sociedade independentemente da sua capacidade produtiva, devendo o Estado defender os cidadãos mais vulneráveis de pressões sociais, ainda que remotas e subliminares, que possam induzir ao suicídio (e eutanásia e morte assistida).

Noutro lugar, V. Ex.ª afirmou que "é um imperativo do Estado despenalizar a eutanásia” (https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/rui-rio-e-um-imperativo-do-estado-despenalizar-a-eutanasia). Nós consideramos, pelo contrário, que é um imperativo do Estado servir a vida de cada cidadão e não ser cúmplice na morte dos cidadãos.

Nesta hora crítica, o Ocidente, e em particular Portugal, necessita de grandes líderes. Grandes líderes não são aqueles que tratam principalmente dos comezinhos aumentos nos vencimentos ou das progressões nas carreiras. Para pão e circo já temos que baste (em demasia). Grandes líderes são os que são capazes de comover uma nação, animando-a e dando força a quem quer desistir, elevando-a a um patamar mais elevado e positivo de vivência e vinculação comunitária.

Apelamos a que corrija publicamente a sua posição, expresando a convicção sobre este tema perfilhada pela maior parte dos militantes e dos organismos do PSD, que sabemos não se reverem na opinião que o Dr. Rui Rio tem expresado sobre este assunto: pedimos que reconheça este tema como sendo político.

Apelamos também a que reconheça publicamente a obrigação civilizacional do Estado de defender e promover a vida daqueles que se encontram doentes, física ou psiquicamente, propondo o PSD oficialmente a manutenção, ou até o agravamento, da penalização de queml colaborar ou participar em crimes de eutanásia ou de morte assistida.

Esta petição foi criada em 27 Maio 2018