Bolsa de Estudos "Marquês de Pombal"

Para: Luís Filipe Castro Mendes Ministro Cultura Portugal

Em Europa há diferentes bolsas com nomes de importantes europeios, como por exemplo Bolsa Erasmus (Holanda) Bolsa Leonardo da Vinci...etc...Portugal merece ter uma bolsa com o nome de "Marquês de Pombal".

Objetivo.
Que Portugal tenha uma presença em Europa com uma figura notavel com uma bolsa onde os participantes descobram a rica cultura e historia que aconteceu em Portugal da mano de Marquês de Pombal. Portugal e Lisboa estão na moda, mas há que fomentar uma cultura mais profunda e cientifica uma forma é através das bolsas de estudos.
Se CM de Lisboa , os museos e os diferentes institutos e universidades ajudasem tivessemos residencias , cantinas e visitas para os estudantes para cheguem a conhecer melhor Portugal.

Financiada pela União Europeia, para estudantes , investigadores de sismologia, engenheira sismica, arquitectura, marcas, denominação de origem. etc..

Os destinatarios : Estudantes de Letras Humanidades , Engenheria e Ciencias

Realizações de Marquês de Pombal

A região demarcada para a produção do vinho do Porto, a primeira região a assegurar a qualidade dos seus vinhos, data da sua governação.

Uma notável realização de Pombal foi a fundação, em 1774, da Vila Real de Santo António, próxima à foz do rio Guadiana, no sul de Portugal...
Aboliu também a escravatura nas Índias Portuguesas, reorganizou o exército e a marinha, reestruturou a Universidade de Coimbra acabando com a discriminação dos "cristãos novos" (pelo menos em parte), contratando prestigiados professores estrangeiros e equipando-a com aparelhos científicos modernos.
Mas uma das mais importantes reformas foi nos campos das economias e finanças, com a criação de companhias e associações corporativas que regulavam a actividade comercial, assim como a reforma do sistema fiscal...
A baixa da cidade foi redesenhada por um grupo de arquitectos e engenheiros, com a orientação expressa de resistir a terramotos subsequentes. Foram construídos modelos para testes, nos quais os terramotos foram simulados pelo marchar de tropas. Nesta altura, e pela orientação do Marquês do Pombal, teve início o modelo de construção de edifícios denominado "Gaiola", em que todas as obras eram edificadas a partir de uma estrutura de madeira, semelhante a uma gaiola. A partir deste período, todos os edifícios eram obrigados a respeitar esta norma, com o fim de tornar as construções resistentes aos terramotos, devido à sua flexibilidade.
Os edifícios e praças da Baixa Pombalina de Lisboa ainda prevalecem, sendo uma das atracções turísticas de Lisboa, construídos sob a assinatura do Marquês de Pombal.

Sebastião de Melo fez também uma importante contribuição para a sismologia: elaborou um inquérito enviado a todas as paróquias do país. Exemplos de questões aí incluídas: os cães e outros animais comportaram-se de forma estranha antes do evento?; O nível da água dos poços subiu ou desceu?; Quantos edifícios foram destruídos? Estas questões permitiram aos cientistas portugueses a reconstrução do evento e marcaram o nascimento da sismologia enquanto ciência...etc....

PD Sou de origem argentino e gostaría fazer a minha contribução para este pais que amo e desejo o melhor morar em Portugal fez de mim uma pessoa rica. Acho que os que visitam o país e as universidades do mundo enteiro tivessem que saber do "Marquês de Pombal".

O Marquês de Pombal fez coisas pela primera vez na historia (sismografia), como por exemplo, o "Inquérito de Marquês de Pombal", sobre o terremoto *
*As Memórias Paroquiais de 1758 são o resultado de um inquérito realizado a todas as paróquias de Portugal.

O inquérito teve lugar em 1758, três anos após o sismo de Lisboa de 1755, a mando de Marquês de Pombal.

O questionário foi enviado a todos os bispos das dioceses do reino, para que fossem respondidos pelos seus párocos e remetidas as respostas à Secretaria de Estado dos Negócios do Reino.

A tarefa de proceder à organização das respostas de todos os documentos coube ao Padre Luís Cardoso, sendo concluída em 1832, já depois do seu falecimento, altura em que se terá completado o índice de todas as respostas aos inquéritos recebidos

Esta petição foi criada em 25 maio 2018