Para: Ministério da Cultura, Arquidiocese de Évora e Câmara Municipal do Alandroal

O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, localizado em Terena (no concelho de Alandroal, distrito de Évora), é um imóvel classificado como Monumento Nacional, desde 16 de junho de 1910, na categoria de Arquitetura Religiosa. É o mais emblemático monumento da freguesia de S. Pedro de Terena, e mesmo do concelho de Alandroal, ocupando um lugar ímpar na história da arquitetura portuguesa.
Tendo em conta que há, aproximadamente, 30 anos foram efetuadas as últimas intervenções por parte das entidades responsáveis, e há muito que vem sendo notória a necessidade da realização de novas e urgentes intervenções de conservação (reparação dos telhados, recuperação dos frescos, etc.), no âmbito da nossa ação, vimos por este meio alertar para o seu estado de conservação.
Com esta petição, esperamos que as entidades competentes (Ministério da Cultura, através dos seus organismos; Arquidiocese de Évora; e Câmara Municipal do Alandroal), dentro das suas competências, atuem de forma célere, evitando deste modo a perda deste Monumento Nacional.

Contamos convosco!

Obrigado.

Poderá obter mais informações sobre o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova em:

Pela conservação e restauro do SANTUÁRIO DE N.ª SENHORA DA BOA NOVA (Terena / Alentejo), para Ministério da Cultura, Arquidiocese de Évora e Câmara Municipal do Alandroal foi criada por: MAT | Movimento dos Amigos de Terena.
Esta petição foi criada em 23 abril 2018