Pela defesa daqueles que nos amam incondicionalmente…
Para: Câmara Municipal de Esposende
1 de Julho de 1867…
A data diz algo?
Sim ou não?
Para imensas pessoas a data mencionada é irrelevante, pois diz respeito a um evento que não associam, mas aquela data constitui um feito do pioneirismo de Portugal. A partir de 1 de Julho de 1867 a pena de morte em Portugal foi abolida e nesse sentido nunca mais uma vida humana foi executada pelo nosso Estado. A data assinala assim um progresso civilizacional da sociedade portuguesa.
Um outro marco deveras assinalável, foi promulgação da lei 27/2016 que aprovou medidas para impedir o abate dos nossos amados animais de estimação que sejam abandonados e estejam perdidos.
No entanto, cento e cinquenta anos após a abolição da pena de morte e apesar da promulgação da citada lei, Portugal ainda possui centros/estabelecimentos de recolha de animais onde a prática do abate é usual e corrente. Se enquanto humanos tivemos a coragem de impedir que o Estado punisse com pena de morte seres humanos condenados pela prática de crimes hediondos, porque motivo ainda permitimos a matança de animais de estimação cujo único crime é oferta da sua companhia, lealdade e tempo de vida?
Tem um animal de estimação? Então olhe para o seu rosto, fixe no seu olhar e questione se um dia imagina vê-lo num canil, assustado, perdido, preso à espera da hora para ser abatido. A resposta é um redondo não, de certeza!
Queremos que a lei seja implementada e fiscalizada de forma urgente.
Queremos ainda que a sociedade civil e as entidades autárquicas sejam sensibilizadas para o presente problema. Na verdade, este apelo e pedido surge na sequência de um protocolo de colaboração que o Município de Esposende vai celebrar com os Bombeiros Voluntários de Fão para a recolha e transporte de animais errantes feridos e doentes e adequado encaminhamento para o Canil Intermunicipal de Ponte de Lima.
Acontece que, o Canil Intermunicipal de Ponte de Lima é um dos estabelecimentos cujo fim adequado para estes animais é o abate. Há outras políticas, mais amigas dos nossos animais de estimação. Há outras entidades e associações que trabalham com todo o carinho e amor em prol dos nossos animais. Já existem muitos municípios, alguns nossos vizinhos, que implementam uma política ou programas CED, que se traduzem na Captura dos animais errantes, Esterilização dos mesmos e consequente devolução ao seu meio.
É essencial que a nossa voz seja ouvida, que a nossa indignação e a nossa tomada de posição mude mentalidades e permita a execução de verdadeiras politicas de promoção do bem estar dos nossos animais de estimação.
E para que a nossa voz chegue a quem de direito, isto é, às pessoas que detêm o monopólio do poder, é essencial o teu apoio no presente baixo assinado. Em prol da nossa humanidade, ajuda-nos a salvar aqueles que nos amam incondicionalmente….
Obrigado pela sua atenção e dedicação!
Luísa Torre
-
Actualização #1 Encerramento
Criado em 20 de março de 2018