Contra a adoção da designação inglesa LISBON SOUTH BAY para definir o projeto criado pelos Municípios de Almada, Seixal e Barreiro

Para: Ex.mo Senhor Presidente da República, Ex.mos Presidentes das Câmaras Municipais de Almada, Seixal e Barreiro.

Não pondo em causa os méritos da iniciativa dos Municípios de Almada, Seixal e Barreiro, no sentido de juntar esforços para captar investimento estrangeiro e, segundo referem os seus promotores, “aumentar as oportunidades de trabalho” no território destes Concelhos, é despropositada a utilização da designação inglesa “Lisbon South Bay” para esse projeto e muito menos tê-la como uma das principais mais-valias a ter em conta para o seu desenvolvimento.

A adoção desta “marca”, descaracteriza a matriz portuguesa desta importante região, correndo o risco de ser confundida com qualquer outra região de outro país ou Continente.

A designação “South Bay”, comum nos Estados Unidos, tal como “LA South Bay” ou “San Francisco South Bay”, entre muitos outros, designa contextos geográficos (regiões) e não projetos de investimento.

Portugal e a nossa região não precisam descaracteriza-se em troca do potencial investimento estrangeiro. Este consegue-se pela criação de outro tipo de condições para os investidores, sejam nacionais ou estrangeiros.

Se pretendemos afirmarmo-nos no Mundo, essa afirmação terá de ser feita com o nosso próprio nome e não com alteração da nossa identidade.

Se é contra a utilização da designação “Lisbon South Bay” neste projeto, subscreva a presente Petição Pública.

Pela defesa da nossa identidade e da Língua Portuguesa.

Esta petição foi criada em 16 março 2018