Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo cumprimento das últimas vontades de Igrejas Caeiro e total recuperação do seu espólio

Para: Fundação Marquês de Pombal, Assembleia da República e Direção Geral do Património Cultural

À Fundação Marquês de Pombal
Assembleia da República
Direção Geral do Património Cultural

Foi tornado público, numa reportagem da Rádio Renascença assinada por João Cunha no passado dia 2 de Março, o estado de degradação do espólio do actor, produtor e radialista Igrejas Caeiro, deixado em testamento à Fundação Marques de Pombal.
Segundo o seu testamento, a intenção de Igrejas Caeiro tinha um propósito muito claro e, neste momento, os seus últimos desejos não só não estão a ser cumpridos, como estão a ser desrespeitados de forma tenebrosa, estando o seu valioso espólio a ser vendido em feiras e leilões e a sua casa (de autoria do Arq. Keil do Amaral e com obras de arte de alguns dos mais importantes artistas portugueses do sec. XX) a ser transformada em alojamento local.
Como membros da comunidade não o podemos permitir, e temos de exigir que o espólio seja reposto e que as intenções de Igrejas Caeiro (que a sua casa fosse transformada numa "Casa-Museu, com a instalação de uma biblioteca, salas para actividades artísticas, lúdicas e didáticas, biblioteca infantil, ludoteca e parque infantil") seja cumprida.

À Direção Geral do Património Cultural pedimos a classificação da casa e seu recheio de forma a impedir o que está a acontecer.

reportagem de João Cunha aqui: http://rr.sapo.pt/noticia/107057/legado-historico-de-igrejas-caeiro-em-risco




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
372 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.