Levantamento Arqueológico em Lavre

Para: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Lavre, pertencente ao concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora é uma vila histórica que chegou até ao século XIX como sede do concelho com o mesmo nome. Para além de um vasto património de carácter religioso, no qual se destaca a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção é ainda uma vila inserida numa região com vestígios da pré-história e da época romana. Sentido com grande intensidade em Lavre, o terramoto de 1755, terá afectado diversas estruturas, destruindo mesmo parte da vila, então cidade. Em vários mapas da Península Ibérica, Lavre era realçada e era apresentada como uma vila amuralhada demonstrando a grande relevância da localidade. Vários foram os estudos realizados nos quais destaco o livro “Lavre - Oito Séculos de História - Teresa Fonseca” e "Sondagens Arqueológicas Preventivas em Lavre - Castelo do Outeiro ou de Carrilhas" realizadas em 2000. Esta Petição é de caráter cívico e tem como principal objetivo solicitar uma sondagem arqueológica mais extensa e com uma incidência na vila, de forma a serem encontrados vestígios dos povoados que datam do o século XIV assim como todas as estruturas que possam estar associadas a essa ocupação. Estas prospeções seriam uma forma de dinamizar a economia local, promoverem um maior conhecimento da ocupação do território e tornar Lavre num dos locais no Alentejo de interesse turístico/cultural. O outro objetivo desta Petição é tornar acessível, dinamizar e requalificar a Ponte Romana de Lavre, que se encontra atualmente ao abandono e a degradar-se rapidamente.

Esta petição foi criada em 26 Fevereiro 2018