Pela reposição urgente das caixas multibanco em À-dos-Loucos e Calhandriz

Para: Entidades Bancárias, Ministério das Finanças, Câmara Municipal Vila Franca de Xira

No decorrer do verão os multibancos de Calhandriz e Á-dos-Loucos foram assaltados pelo método de a explosão, levando ao seu rebentamento o que os deixou inoperacionais e provocou danos estruturais nos locais onde estavam instalados

Os locais onde as ATM estavam instaladas já estão recuperados para permitir que as instituições bancárias as reponham. Acontece que as instituições bancárias exigem agora à União de Freguesias um pagamento de cerca de 400€ por mês e por multibanco. Este valor representa um encargo anual de cerca de 10.000€ para a União de Freguesias, valor que a União de Freguesias não tem como suportar a partir do seu magro orçamento.

Este pagamento aos bancos por um serviço que faz parte dos serviços públicos a que estão já obrigados a prestar aos seus clientes e à população em geral, representa um roubo à população e à União de Freguesias, porque a população já paga as comissões bancárias e a União de Freguesias não tem que financiar aquilo que os clientes dos bancos já pagam, e é para além do serviço público, uma fonte de receita de atividade comercial dos próprios bancos.

Assim, os abaixo-assinados:

- Exigem às instituições bancárias a recolocação urgente dos multibancos nos sítios onde se encontravam para servir às populações.

- Apelam à Câmara Municipal a que atenda a esta necessidade da população e interceda, conjuntamente com Executivo da União de Freguesias, junto dos bancos no sentido da urgente resolução do problema.

Os multibancos fazem falta ao povo e ao comércio local! O povo, o comércio local e o Executivo da Freguesia não pararão a sua ação enquanto este grave e urgente problema não estiver resolvido!

Esta petição foi criada em 26 Fevereiro 2018