Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Por um novo Hospital que corresponda às efetivas necessidades da População que serve os concelhos de Barcelos e Esposende

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República,

O Hospital de Barcelos responde à população dos concelhos de Barcelos e Esposende, com cerca de 160 mil habitantes.

O actual Hospital funciona num edifício alugado à Santa Casa da Misericórdia, sendo o custo do aluguer suportado pelo Estado desde 1980, tendo o Hospital passado para o Estado no ano de 1974. Contabilizando o custo com este aluguer, e as consecutivas obras de recuperação, ampliação e melhoramento, facilmente chegar-se-ia à conclusão que este valor seria suficiente para a construção e equipamento de um novo hospital.

Acresce que, conforme reconhecido pelo ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, a 19/12/2016, durante uma visita ao actual Hospital, “...os problemas e as lacunas são óbvios e só se ultrapassam com a construção de um hospital de raiz”, tais são as condições extremamente envelhecidas e constrangimentos imensos no tratamento dos doentes que as estruturas actuais do Hospital de Barcelos apresentam.

Contudo, convém ressalvar que o novo hospital deverá ser equipado com serviços essenciais, tais como uma maternidade (que foi encerrada em 2006, após um investimento na reestruturação e dotação de meios), e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, como por exemplo, um aparelho de TAC, já prometido pelo actual Ministro da Saúde há um ano e que ainda não se encontra no actual Hospital, bem como um reforço de recursos humanos que responda às necessidades efetivas de um novo hospital, reforço esse mais do que urgente e necessário para o atual Hospital.

Por tudo isto, os abaixo assinado vêm por este meio pedir que a Assembleia da República a que V. Exa. preside empregue todos os meios ao seu alcance para que seja feita pressão junto do Ministério da Saúde e do Governo para que a construção desta estrutura fundamental se torne uma realidade e não uma promessa adiada há já vários anos.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
515 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.