Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Entregar os cães à família de Câmara de Lobos

Para: Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira - Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Regional da Madeira - Exmo. Sr. Secretário Regional da Agricultura Dr. Humberto Vasconcelos - Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos

No dia 15 de Dezembro de 2017, os madeirenses assistiram à forma bárbara e hedionda em como cerca de 50 cães foram retirados a uma família de fracos recursos económicos em Câmara de Lobos, na Ilha da Madeira.
Esta família estava a ser acompanhada há cerca de 1 mês pela Associação Ajuda a Alimentar Cães, que conseguiu facultar comida e cuidados de saúde a estes animais, tendo inclusivamente levado uma veterinária ao local que se encarregou de averiguar as condições de saúde dos animais, identificando-os e aplicando desparasitantes internos e externos em todos eles.

Tanto a veterinária como as voluntárias da Ajuda A Alimentar Cães puderam testemunhar que os animais, eram muito estimados pelas suas tutoras, não se verificando quaisquer indícios de maus-tratos ou negligência.

Cientes de que 50 animais numa casa, não constituem de todo uma situação razoável, uma vez que não estão reunidas as condições de salubridade, nem tão pouco é um número permitido por Lei, é de louvar a atitude desta família, que apesar das suas carências económicas, em momento algum optou por abandonar os seus animais.

A Associação Ajuda a Alimentar Cães tem ao longo dos anos, conseguido um número impressionante de adopções e esse seria o procedimento a seguir também com esta família, por forma a que gradualmente se encontrassem famílias para os cerca de 50 cães.
Este era o plano, não fosse a insensatez de quem se lembrou de fazer uma denúncia totalmente irresponsável que levou a que neste dia, sem quaisquer cuidados e condições, todos os animais fossem retirados da sua casa, sem ter em conta o bem-estar dos mesmos ou das suas tutoras.

Como resultado, os animais foram transportados para a Spad em condições degradantes, tendo alguns deles ficado muito feridos, (bem visíveis nos vídeos partilhados) e outros retidos num armazém sem quaisquer condições, por falta de espaço.
Acredita-se que esta falta de responsabilidade tanto de quem denunciou como de quem condenou e orquestrou, constitui uma grave contra-ordenação aos direitos dos animais, bem como um alarme social extremamente elevado (que de resto é bem visível nas redes sociais).

Ora, uma vez que esta situação já existia há anos, e até agora a Câmara Municipal de Câmara de Lobos nunca havia agido, e uma vez que os direitos dos animais não estão de todo salvaguardados, solicita-se a V. Exas que os animais retirados a esta família, sejam inseridos novamente no seu lar, para que a Associação Ajuda a Alimentar Cães possa dar continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo, no sentido de encontrar lares definitivos para os cerca de 50 cães, de forma consciente, faseada, decente e gradual, sem traumas para os animais ou para as suas tutoras (uma das quais aparentemente tentou o suicídio, devido ao desespero de ter ficado sem os seus cães).
Desta feita evitar-se-ia também um maior alarme social, uma vez que a população madeirense encontra-se muito perturbada com os contornos deste caso.

Obrigado



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 16 Dezembro 2017
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
4.378 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.