Petição pública contra a degradação e o aumento de preço dos transportes colectivos.

Para: 1º Ministro, Assembleia da República

O 1º Ministro anunciou recentemente a intenção de aumentar o preço dos transportes coletivos no início de Janeiro.
• Lembre-se que desde 2011 os transportes coletivos foram alvo de brutais aumentos de preços e de redução da qualidade e quantidade dos seus serviços.
• Passados dois anos sobre o fim de um governo que assumidamente queria a privatização de todos os transportes seria de esperar que se assistisse a uma melhoria desses transportes.
• Infelizmente não é essa a situação e assistimos a uma ainda maior degradação dos transportes:
• O intervalo entre composições do Metro de Lisboa tem vindo a crescer e há linhas em que passou dos 4 para 9 minutos;
• As perturbações de funcionamento do Metro são quase diárias;
• Quando compradas 10 viagens, os bilhetes do Metro de Lisboa custam o mesmo que os de Paris;
• A Transtejo/Soflusa tem a maior parte da sua frota parada, não havendo embarcações para assegurar o serviço;
• A principal carreira desta empresa é assegurada por embarcações degradadas com mais de 35 anos de serviço, porém o Conselho de Administração adquiriu viaturas novas para o seu serviço, enquanto apelava para que os passageiros evitassem as horas de ponta;
• Na Carris não se notam melhorias, sendo mesmo mais irregulares e com percursos mais demorados;
• A CP continua sem conseguir cumprir horários, suprimindo composições com frequência;
• Os operadores rodoviários privados continuam a prestar um serviço péssimo com a passividade das entidades oficiais;
A degradação dos transportes coletivos é notória e isso leva ao aumento do uso do automóvel privado, o que é contrário à qualidade do ar e da vida nas cidades.
Solicita-se:
1- O não aumento do preço dos transportes coletivos em Janeiro.
2- Investimento imediato para a solução dos problemas mais gritantes, embarcações da Transtejo/Soflusa, composições do Metro.
3- Elaboração de um projeto de coordenação e melhoria dos transportes coletivos que possa melhorar a qualidade de vida da população.

Esta petição foi criada em 06 Dezembro 2017