Por um Bairro mais calmo e seguro
Para: Exmo. Sr. Presidente, da Câmara Municipal de Oeiras
Como moradores na Rua Inácio Duarte, no Bairro Alto dos Barronhos em Carnaxide, vimos por este meio expor uma situação que nos tempos que correm nos está a causar alguma preocupação, e que passo a expor nos parágrafos seguintes.
Nos últimos meses do ano 2019, no café denominado “O LOPES 2”, que ocupa as lojas com os nº 6A e 6B, desta mesma rua, houve uma sucessão de ocorrências que levaram ao encerramento do estabelecimento deste espaço. Ao que parece o encerramento do estabelecimento não foi permanente, estando neste momento em que nos encontramos confinados aos nossos apartamentos a decorrer obras de melhoramento do espaço, não estando sequer a ser respeitadas as normas de distanciamento e isolamento recomendadas pelas entidades, existindo um risco para a saúde publica e um incómodo para todos nós que nos encontramos em casa.
Ao que parece, não sabemos se continua com a mesma proprietária, mas que pela sua presença no local achamos que continua vinculada ao mesmo, tenciona reabrir o mesmo espaço comercial, sem sabermos sequer em que condições ou em que termos.
Ora, dado tudo o que se passou até ao encerramento do estabelecimento, nomeadamente o fogo de artificio disparado contra os prédios e algumas vezes contra os veículos estacionados na via pública, o medo que isso provocou nos moradores, principalmente nas crianças, pelas horas indecentes em que ocorria, a violência provocada pelo excesso de álcool consumido no espaço, o consumo de drogas à porta de entrada do prédio, dificultando as entradas e saídas dos moradores, os cacos das garrafas partidas, o cheiro nauseabundo e a atmosfera irrespirável por baixo do alpendre, a sujidade provocada pelo tabaco e não só, o barulho ensurdecedor da musica que estremece os prédios confinantes, o vandalismo ocorrido que nos leva as economias para a manutenção do condomínio, tal como as campainhas partidas, caixas do correio remexidas, a caixa do gás partida e a fechadura da porta de entrada constantemente arrombada, tudo isto associado ao clima de restrição e respeito do próximo que vivemos neste momento complexo da actualidade está a causar-nos grande preocupação, principalmente pela nossa saúde, a saúde dos nossos e a segurança de todos. Enquanto esteve encerrado toda rua beneficiou de um ambiente mais seguro e mais calmo que gostaríamos que fosse permanente.
Pretendemos assim com esta petição encerrar este estabelecimento e criar um bairro mais seguro e tranquilo para todos os moradores.