Contra o desmantelamento do Agrupamento de Escolas de Alcabideche

Para: Ex. mo Senhor Primeiro Ministro; Ex.mo Senhor Ministro da Educação; Ex.ma Senhora Secretária Adjunta e da educação; Ex.mo Senhor Secretário de Estado da Educação; Ex.mo Senhor Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação; Ex.ma Senhora Diretora da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares; Ex.mo Senhor Presidente da Câmara de Cascais; Ex.mo Senhor Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais

O Agrupamento de Escolas de Alcabideche teve conhecimento da proposta da Câmara Municipal de Cascais para as alterações a serem feitas nos Agrupamentos de escolas. De acordo com a proposta, serão as seguintes:
- Os alunos das EB Malangatana(Alcoitão 3), EB Bruno Nascimento(Alcoitão 1), JI Fátima Campino(Bairro de Alcoitão), passarão a pertencer ao Agrupamento de Escolas da Alapraia. Os alunos destas escolas, quando terminarem o 1º ciclo, terão obrigatoriamente de se inscrever no AE da Alapraia, que dista a 6Km da área de residência dos alunos.
- A EB Alcabideche(C+S) passará a pertencer ao Agrupamento de Escolas Ibn Mucana e deixará de existir enquanto escola, passando a ter apenas turmas do 1º e 2º ciclo, sem haver conhecimento do que vai acontecer aos atuais alunos.
- A EB Profª Maria Margarida Rodrigues deixará de ter 1º ciclo e terá apenas Jardim de Infância.
- Não está previsto em lado algum, a integração de turmas do Percurso Curricular Alternativo (PCA) e do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF).
Face a isto, o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana passará a ter cerca de 3000 alunos e o Agrupamento de Escolas de Alcabideche deixará de existir.
Uma vez que a comunidade escolar já se manifestou contra esta situação, bem como já foi elaborado um documento expondo o desagrado que será enviado à Câmara Municipal de Cascais e ao Ministério da Educação, resta-nos a assinatura de uma petição pública a dar força a este nosso desagrado perante tal situação.
Se não concorda com estas alterações, assine esta petição online e deixe a sua opinião.
Gratos pelo apoio.

Esta petição foi criada em 23 Novembro 2017