Direito a refeições decentes na Escola Secundária António Damásio (ESAD)

Para: Exmo. Sr. Presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária António Damásio (ESAD)

Os abaixo assinados, Pais e Encarregados de Educação dos alunos da Escola Secundária António Damásio (ESAD) vêm por este meio expor e requerer o seguinte:

• No início do corrente ano lectivo de 2017/2018 as refeições escolares servidas na cantina da ESAD deixaram de ser confecionadas nas instalações da mesma.
• Consequentemente, a prestação do serviço de refeições escolares passou a ser da responsabilidade de uma empresa.
• Desde o início do corrente ano lectivo as refeições que até aqui agradavam e eram equilibradas e adequadas à comunidade escolar (sendo motivo de orgulho da Escola) passaram a constituir um problema pois a sua qualidade degradou-se a olhos vistos.
• A degradação da qualidade das refeições levou a que desde o primeiro dia de aulas sejam recorrentes as queixas e as reclamações dos alunos acerca do serviço prestado.
• Concretizando, os alunos queixam-se de que as refeições são de fraca qualidade, que por vezes são servidas frias e de que as porções individuais servidas são-no em quantidade insuficiente e de que quando se acaba um dos componentes do prato via de regra não é reposto mas antes substituído por arroz. Queixam-se da alteração das ementas no próprio dia relativamente à informação que é facultada na plataforma. E assinalam que já aconteceu, mais que uma vez, ter acabado a comida durante o período de serviço à hora do almoço e terem os alunos que ficar à espera pelo reabastecimento do refeitório em longas filas o que motiva esperas desproporcionadas nesse processo e correndo os alunos o risco de chegarem atrasados à aula seguinte à hora do almoço. O pessoal adstrito ao serviço do refeitório, dizem, é manifestamente insuficiente o que potencia a espera longa para almoçar.

Ora, tendo isto em conta e também que:
• A alimentação deve ser, nos termos legais, segura, equilibrada e adequada às necessidades da população escolar;
• As queixas são generalizadas desde o início do ano lectivo e perduram;
• Muitos alunos passam boa parte do dia na escola e, para muitos, o almoço é a única refeição quente do dia;

Os abaixo assinados pretendem que :
1. A ESAD tome conhecimento desta insatisfação generalizada relativamente às refeições servidas e ao funcionamento do refeitório;
2. A ESAD averigue da conformidade (ou falta dela) do serviço prestado pela empresa em causa com o caderno de encargos inerente à sua contratação e as normas concretamente aplicáveis agindo em conformidade com o resultado dessa averiguação;
3. Com a brevidade possível, o serviço de refeições passe a ser novamente assegurado pela Escola e confecionado nas instalações da mesma, uma vez que o estabelecimento de ensino possui condições estruturais para o efeito e que, em qualquer caso, este problema seja resolvido porquanto a solução vigente desde o início do ano lectivo não está, claramente, a satisfazer as necessidades da comunidade educativa.

Os abaixo assinados;

Esta petição foi criada em 12 Outubro 2017