Festas Gualterianas de volta às ruas da cidade de Guimarães

Para: Vimaranenses

As Festas Gualterianas, celebradas em honra de São Gualter, realizam-se em Guimarães desde 1906, no fim de semana que inclui o primeiro domingo de Agosto. Milhares de vimaranenses e visitantes marcam encontro na cidade onde nasceu Portugal para participarem nos diferentes números que fazem parte das festa. O Cortejo do Linho, Batalha das Flores, Marcha Gualteriana, são alguns dos números que fazem parte das nossas festas.
Foi em 1906 que o comerciante João de Melo, Presidente da então Associação Comercial, criou as Gualterianas com o objetivo de atrair a visita das populações das cidades vizinhas e animar o comércio. Mas é no ano seguinte, com o primeiro desfile da então denominada "Marcha Milaneza", por ser inspirada num cortejo italiano semelhante a que assistira o Padre Gaspar Roriz em Milão, que as Gualterianas se consolidam como um momento alto de bairrismo, unindo todas as classes sociais e residentes na cidade e freguesias.
As Gualterianas são, pois, uma festa de todo o concelho, com o povo vimaranense a assistir nas ruas aos vários desfiles.
As Gualterianas foram sempre a expressão do nosso melhor sentimento bairrista.
As festas Gualterianas foram criadas para dinamizar o comércio, a cidade, atrair visitantes, unir os conselhos e as classes sociais.
Neste momento o que se verifica é uma “arrumação” das festas para um local de difícil acesso a quem quer participar nas festas, quer como comerciante quer como visitante.
As festas pertencem à cidade e deveriam voltar a preencher as suas ruas e não apenas a envolvência do teleférico.

Esta petição foi criada em 19 Julho 2017